De quem é a responsabilidade pela inclusão? Será das próprias Pessoas Com Deficiência (PCD)? Do Estado? E a pessoa sem deficiência, que papel tem nisso? No próximo dia 21 de setembro, será comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O objetivo dessa data é ressaltar a importância da inclusão e da acessibilidade em todos os espaços da nossa sociedade.
Por isso, nesse dia, o Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS-MG vai promover uma live para debater e oferecer orientações sobre um ponto crucial da inclusão: como tornar as plataformas virtuais e as ferramentas de comunicação mais amigáveis para as PCDs. A transmissão será às 19h, no nosso canal do YouTube. Os membros do NPD que acompanharem ao vivo vão concorrer a um prêmio mais que especial (confira abaixo).
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o País tinha 17,3 milhões de pessoas acima de dois anos com ao menos uma deficiência. Muitas vezes, esse universo de cidadãs e cidadãos têm os seus direitos restringidos devido a barreiras físicas ou sociais colocadas pelo restante da população.
Um dos espaços em que a falta de acessibilidade ainda é um obstáculo é nas comunicações on-line e no mundo digital. Diante desse cenário, a Live Especial do NPD vai debater formas e condutas para uma inclusão efetiva, seja no ambiente físico ou virtual. Pelo SINJUS, estarão presentes o coordenador-geral, Alexandre Pires, e a diretora de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro.
CONVIDADAS ESPECIAIS
Uma das convidadas para o bate-papo é a pesquisadora na área de soluções assistivas e inclusão para pessoas com deficiência da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Kelly Pinheiro. A mestra em Teoria e Pesquisa do Comportamento faz parte do projeto D+ Eficiência, uma iniciativa que consiste em uma rede social focada em promover a inclusão por meio da troca de conhecimento cientificamente válido e interação das famílias, instituições, profissionais e pessoas com deficiência.
Também participa da transmissão a presidente da Confederação Brasileira de Surdos e professora de Libras, Alvanir da Costa Melo Lima. A especialista vai falar um pouco da sua experiência como servidora do Ministério da Saúde e da contribuição na formulação de políticas públicas no âmbito do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte (CMDPD/BH).
SORTEIO ESPECIAL PARA MEMBROS DO NPD
Além da informação de qualidade, as filiadas e os filiados membros do NPD que participarem ao vivo da transmissão na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, às 19h, vão concorrer a uma hospedagem durante final de semana na Pousada Verde Folhas. O pacote inclui acompanhante e ainda uma atividade de aventura para PCD. Para participar do sorteio, basta mandar uma mensagem no chat durante a transmissão. Lembramos que todas as lives do SINJUS contam com tradução em Libras e legendas.
INCLUSÃO: RESPONSABILIDADE DE TODAS E TODOS
Avise os seus colegas, amigos e parentes. As orientações e informações que serão dadas na Live do NPD são úteis para todos, principalmente para as pessoas sem deficiência, que precisam saber como contribuir para o cotidiano das pessoas com deficiência, promovendo uma sociedade mais inclusiva.
PARTICIPE DA ENQUETE E CONCORRA A OUTROS PRÊMIOS ESPECIAIS
O SINJUS também está promovendo uma pesquisa para saber como pode aprimorar as suas iniciativas e como fundamentar melhor a luta por acessibilidade e inclusão no Judiciário mineiro. As respostas vão nortear os próximos passos do Sindicato.
Para recompensar a contribuição, vamos sortear os seguintes prêmios para os membros do NPD que preencherem o formulário no final desta página:
Jantar com acompanhante no Restaurante Coco Bambu (Bairro Anchieta, em BH), com entrada, prato principal, sobremesa e bebida sem álcool.
Jantar com acompanhante no restaurante Tradição da Roça (Jardim Riacho das Pedras, em Contagem/MG), com self-service com buffet diversificado e bebida sem álcool.
Três vouchers de R$ 200 para um dos cursos em Libras do site Signa (gastronomia, design gráfico, edição de vídeos, língua americana de sinais, fotografia, finanças etc.). Caso a pessoa contemplada queira um curso com custo mais alto, ela poderá completar o restante do valor.
Cinco vouchers de R$ 200 para compra de equipamentos na loja Ampla Visão (opções em teclado adaptado, aferidor de pressão, calculadora, bengalas, localizador inteligente, baralho em braile etc.). Caso a pessoa contemplada queira um equipamento com custo mais alto, ela poderá completar o restante do valor.
Na última pergunta do formulário, selecione dois prêmios aos quais pretende concorrer, dos quatro disponíveis, e boa sorte!
FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=3261399753984838&set=a.113937388731106