domingo, 18 de setembro de 2022
Segundo Seminário Ufes de Inclusão no Ensino Superior - 21/09/2022
CURSO DE EXTENSÃO - PULSAR III
domingo, 11 de setembro de 2022
SEMINÁRIO SETEMBRO SURDO SSBH - 24/09/2022
OFICINA - Adaptação de materiais pedagógicos para educandos com deficiência visual
A Inclusão dos surdocegos na sociedade: A Libras tátil como ferramenta de comunicação e inserção social - 27/09/2022
RECURSOS DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 13/09/2022
Curso de Ledor na Perspectiva da Audiodescrição - Com produção de Livro Falado
Descrição
De 26/09 a 07/10 de 2022
(Vídeoaulas e lives, formato muito flexível que cabe em todas as rotinas)
Você já experimentou usar o Instagram e o WhatsApp para estudar? Que tal fazer parte de uma conta exclusiva, receber videoaulas e interagir com a instrutora nos comentários, chats e em lives pelo período de duas semanas (80 horas) e ainda receber um certificado de conclusão de curso?
Esse é o formato do Curso de Ledor na Perspectiva da Audiodescrição - Com produção de Livro Falado, realizado pela professora Patrícia Braille da PalavraChave Acessibilidade.
O curso é dirigido a quem deseja atuar profissionalmente como ledor para pessoas com deficiência visual em concursos e diversos outros processos seletivos, se interessa em atuar como assistente pessoal (ledor particular) de profissionais cegos ou simplesmente quer atualizar conhecimentos.
Conteúdo programático:
Deficiência visual: cegueira e baixa visão; a escrita e a leitura intermediada; o que é um ledor e onde atua; perfil e conduta profissional do ledor; técnica de leitura para ledores; o ledor em tempos de pandemia; o que é Audiodescrição e onde é aplicada; Livro Falado: como diferenciá-lo de audiolivro/audiobook; etiqueta inclusiva e nomenclaturas atualizadas para serem usadas com pessoas com deficiência visual.
O CURSO OFERECE:
- E-book;
- Material didático;
- Acompanhamento formativo de 80 horas;
- Grupo permanente de WhatsApp
- Certificado de 80 horas.
O curso fica disponível por 14 dias e você pode acessar na hora que quiser. São vídeos de no máximo 8 minutos e sugestões de leitura. O importante é você encontrar brechas em seu dia para ler e fazer interações nos comentários, tirar suas dúvidas etc.
Os vídeos e textos sugeridos podem ser assistidos e lidos no tempo do cursista, mas, para melhor organização dos momentos de interação com a formadora, fica posto um calendário.
Todos os dias haverá plantões oficialmente das 15h às 17h e das 19h às 21h para interagir por escrito. Posso entrar fora desses horários em caráter extraoficial.
Estão previstos 2 encontros no Meet: 26/09 e 07/10 às 19h.
O certificado é entregue no último dia, pontualmente.
Caso tenha alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar uma mensagem de texto no WhatsApp: 71 99305-4863.
Pré-requisitos para participar:
OBRIGATORIAMENTE: Ter domínio da Língua Portuguesa falada e escrita. Ter WhatsApp, uma conta no Instagram e saber usar esses instrumentos com total autonomia.
PREFERENCIALMENTE: Ensino Médio concluído.
Contatos:
WhatsApp: 71 99305-4863 (apenas mensagem de texto)
Instagram: @patriciabraille (apenas mensagem de texto)
#PraCegoVer
#ParaQueVejam
Evento: Curso de Ledor na Perspectiva da Audiodescrição - Com produção de Livro Falado - Turma 11
Onde: On-line via Instagram e WhatsApp
Período: 26/09 a 07/10/2022
Ministrado por: Patrícia Braille
Carga horária: Certificado de 80 horas
O banner tem fundo com grafismos em lilás. No topo, o nome do curso. Abaixo, à esquerda, uma mão segura um celular que mostra a foto de rosto de Patrícia Braille e as plataformas de exibição do curso. No centro, o nome da formadora e número da turma. À direita, a lista de serviços oferecidos pelo curso. No rodapé, a identidade visual da PalavraChave e a frase “Venha para o lado acessível da força”.
FONTE/INSCRIÇÃO:
OFICINA. Audiodescrição em materiais didáticos -
Workshop de Documentos Digitais Acessíveis - 14/09/2022
sexta-feira, 2 de setembro de 2022
domingo, 28 de agosto de 2022
TSE registra 475 candidatos com deficiência em todo o País Fonte: Agência Câmara de Notícias
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a candidatura de 475 pessoas com deficiência que vão concorrer a um cargo público nas eleições de outubro. O número representa 1,6% do total de 28.644 pedidos de registros de candidatura.
Dos candidatos com deficiência, a maioria (53,69%) possui alguma deficiência física. Em seguida, vêm os candidatos com deficiência visual (23,58%) e auditiva (11,58%), outras deficiências (8,42%) e autismo (2,74%).
Para a Câmara dos Deputados, concorrem 161 pessoas com deficiência. Ou seja, 35% dos candidatos com deficiência disputam uma vaga na Câmara.
Os dados sobre candidaturas com deficiência começaram a ser contabilizados a partir de 2020. Assim, estas são as primeiras eleições de nível federal a contar com esse tipo de informação.
“Um candidato cego, por exemplo. Se ele não tem o material do partido todo de forma acessível, as fotos, as figuras, os textos, ele tem dificuldade de fazer a sua proposta de mandato. A gente precisa que os textos estejam disponíveis em formato eletrônico, para que as pessoas cegas ouçam o texto”, esclarece Ewelin Canizares.
No caso de um candidato surdo, a documentação pode ser repassada ao candidato por escrito, mas ele precisaria de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ser entendido. “Se não, ele não tem como fazer sua comunicação de campanha e nem de relacionamento com os dirigentes do partido, porque normalmente as pessoas não usam Libras”, afirma ainda Ewelin.
Já a candidatura da pessoa com deficiência física esbarra na falta de acessibilidade das cidades brasileiras: escadas, calçadas esburacadas, inexistência de banheiros acessíveis, elementos necessários para que uma campanha seja feita de forma adequada e digna.
Por esses motivos, Ewelin Canizares defende um financiamento estipulado da campanha de pessoas com deficiência, que muitas vezes são de baixa renda e possuem gastos altos com medicamentos e adaptações. Ela também defende cotas de vagas, com paridade de gênero.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
https://www.camara.leg.br/noticias/904434-TSE-REGISTRA-475-CANDIDATOS-COM-DEFICIENCIA-EM-TODO-O-PAIS
quinta-feira, 25 de agosto de 2022
Dom Quixote, clássico da literatura espanhola de Miguel de Cervantes, ganhou uma versão jamais vista anteriormente. Com um elenco 100% composto de atores com Síndrome de Down, a Spray Filmes divulgou nesta sexta-feira, 19, o trailer oficial do longa-metragem.
Na história, Diogo (Diogo Junqueira) é um jovem ator com Síndrome de Down que participa de um clube de teatro. Quando seu grupo resolve fazer uma versão de Dom Quixote, a peça é adiada por conta da pandemia.
Na solidão do seu exílio na casa da sua tia, em Tiradentes, ele mergulha no universo de sua nova peça enquanto decora seu papel. Inspirado pela leitura de livros de cavalaria, ele parte pelo mundo em busca de aventuras, acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança (João Simões).
Idealizado, roteirizado e dirigido por Leonardo Cortez, o projeto traz patrocínio do SESI-SP e terá sua estreia no Mezanino do Centro Cultural FIESP, em São Paulo. Além disso, o longa contará com sessões em cinco unidades do SESI do interior paulista.
O público pode adquirir seus ingressos por meio do site oficial, com exibições acontecendo nas quintas e domingos entre os dias 1º e 18 de setembro. A entrada é gratuita.
FONTE: https://rollingstone.uol.com.br/cinema/down-quixote-classico-ganha-releitura-inedita-com-atores-com-sindrome-de-down/?fbclid=IwAR2PEVsTSLKWqTpXmAtRoKHuMDd9zmcXqz7i8oO8rR2WXjU6W1iEKBT-sQs
A CRIANÇA AUTISTA NA LINGUAGEM: DIFERENTES OLHARES - 25/08/2022
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
sexta-feira, 19 de agosto de 2022
Congresso Online de Educação Especial na perspectiva Inclusiva - 02/09/2022