terça-feira, 28 de junho de 2022

CURSO DE BRAILLE


Curso de Braille - Leitura e Escrita
120 horas
Matrículas Abertas
Início das Aulas - Agosto
Vagas Limitadas

Faça sua Matrícula pelo site ou pelo nosso Whatsapp
Whatsapp - 9999651-2171 (https://wa.me/5599996512171)
Venha Aprender Braille Conosco!
Instituto Sentidos

FONTE: https://www.facebook.com/isentidos/photos/a.1178031135673742/2713913042085536/?type=3

 

EVENTO INTERNACIONAL SOBRE SUPERDOTAÇÃO, DUPLA EXCEPCIONALIDADE E CRIATIVIDADE - 02/07/2022

 



FONTE: https://www.facebook.com/conbrasd/photos/a.3409776112393335/5141394265898169/

Ensino de Ciências para pessoa com surdocegueira - 04/07/2022




rum de LIBRAS: Linguística, educação, ciência e saúde.

Está retornando o Fórum de LIBRAS e no mês de julho, será abordado a área da ciência com o seguinte tema: "Ensino de Ciências para pessoa com surdocegueira". A palestra será ministrada pela Dra. Beatriz C. Crittelli da Universidade Federal de São Paulo. (Unifesp).

Dia : 04/07/2022, às 19h no YouTube: Projeto de Extensão Libras em Saúde.

A palestra será acessível em Libras.

Sigam-nos nas redes sociais!
Liga de Libras em saúde da UFF (@librasemsaude_uff)

👉
 Haverá emissão de certificado para inscritos no formulário de presença!

⚠️
 Atenção: o formulário de presença ficará disponível por 30 minutos após a palestra.

Audiodescrição: Card de fundo azul, escrito em letras brancas "Ensino de Ciências para pessoa com Surdocegueira". Abaixo, no centro da imagem, a foto da palestrante Dra. Beatriz C. Crittelli (Unifesp) , no formato arredondado. Mulher branca, sorrindo de óculos e com cabelo liso aparentemente curto contendo mechas loiras.

FONTE: https://www.facebook.com/faneditoraararaazul/photos/a.153420774786883/5003180329810879/

 

ESPECIALIZAÇÃO EM ESPORTES E ATIVIDADES INCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

 



Até esta quinta-feira(01) estão abertas as inscrições para a pós-graduação semi-presencial em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência.

São 162 vagas distribuídas nos polos de Cataguases, São João Del Rei, Divinópolis, Bicas, Ubá e Itamonte.

Acesse o edital e o formulário de inscrição em www.CEAD.UFJF.br/editais

FONTE: https://www.facebook.com/ngime.ufjf/photos/a.919925781355016/5917267228287488/

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Passageira tetraplégica é esquecida em avião por mais de uma hora em aeroporto de Londres


 

Mulher havia reservado serviço para que uma equipe do aeroporto Gatwick a ajudasse a sair com cadeira de rodas. Amigos questionaram o aeroporto no Twitter; administração pediu desculpas.

ma passageira de avião tetraplégica ficou mais de uma hora e meia esperando por uma equipe do aeroporto de Gatwick para conseguir sair da aeronave com a cadeira de rodas, em Londres. Após repercussão nas redes sociais, o aeroporto pediu desculpas e descreveu o tratamento como "inaceitável".

O caso foi registrado no último sábado (4). Ao jornal britânico "Daily Mail", Victoria Brignell contou que estava voltando para casa após um feriado em Malta — sua segunda viagem ao exterior — quando uma cadeira de rodas foi preparada para ela na chegada.

O serviço que a ajudaria a ser retirada do avião foi reservado três meses antes da viagem com a equipe do aeroporto e relembrado duas semanas atrás. Contudo, ninguém apareceu.

"Pouco depois de pousar, a equipe da companhia aérea da British Airways veio até mim e disse que sentia muito, mas as pessoas que deveriam me ajudar a sair do avião não estariam lá por 50 minutos. O tempo passou e me disseram que seria mais meia hora além disso. No final, eu estava esperando uma hora e 35 minutos", disse ao jornal.

“Estou paralisada do pescoço para baixo, então não posso usar meus braços ou pernas. Para sair de um avião, preciso de duas pessoas para me levantar do assento do avião em uma cadeira de corredor, que é uma cadeira de rodas estreita especialmente projetada para me empurrar pelo corredor para fora do avião e me colocar na minha cadeira de rodas esperando do lado de fora", explicou ao Daily Mail.

Enquanto aguardava na aeronave, amigos questionaram o aeroporto no Twitter e publicaram uma foto de Victoria sozinha no avião.

“Oi @Gatwick_Airport minha amiga com deficiência, Victoria, foi deixada esperando em um avião que pousou por uma hora agora. Isso é realmente inaceitável”, escreveu Sonia Sodha.

“Amiga presa em um avião e não pode sair porque não há assistência para cadeira de rodas. Por quê? Por que isso ainda está acontecendo?”, indagou outra amiga.

As mensagens repercutiram nas redes sociais e até mobilizou a ex-baronesa paralímpica Tanni Grey-Thompson.

“Alguém tem algum contato para membros do conselho de Gatwick ? Eles não podem fazer nada a tempo, mas isso não é aceitável”, tuitou.

Uma equipe da British Airways conseguiu tirá-la do avião, apesar de não ser sua responsabilidade. Agora, a britânica planeja apresentar uma queixa oficial contra o aeroporto.

FONTE: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2022/06/07/passageira-tetraplegica-e-esquecida-em-aviao-por-mais-de-uma-hora-em-aeroporto-de-londres.ghtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1&utm_content=post&fbclid=IwAR0LO46uqjqJrafpMlSDYSZ9CwuWesRMOxMniKDhYb9lW89rxPBbvJvNoAQ

quarta-feira, 22 de junho de 2022

"Braille Pedagógico" e Interativo.

 



"Braille Pedagógico" e Interativo.
O Futuro da Educação!

“SE A EDUCAÇÃO SOZINHA NÃO TRANSFORMA A SOCIEDADE, SEM ELA TAMPOUCO A SOCIEDADE MUDA.” (PAULO FREIRE)

Qual a primeira coisa que vem em sua cabeça quando falamos em alfabetização braille? Certamente foi a Reglete, não foi? Pois é, hoje estamos aqui para falar sobre um equipamento que veio para revolucionar o processo de aprendizado da leitura e escrita do braille, o nosso Brinca Braille.
Ao longo dos anos podemos observar que a educação vem caminhando junto com a tecnologia, sempre com mais recursos e novidades para acompanhar as novas gerações. Na educação inclusiva não pode ser diferente.
O Brinca Braille chegou para trazer mais facilidade, autonomia e interação entre professores, pais e alunos no processo de aprendizagem. Vamos conhecer esse equipamento?
O Brinca Braille traz a tecnologia como aliada neste processo de alfabetização em Braille. Usando a interação com aplicativo, operado pelo professor ou pais, o Brinca Braille permite o aprendizado de leitura e escrita das letras, palavras e números, além de atividades como ditado e notas musicais. Tudo isso com retorno audível e interativo em Português do Brasil.
Ele vem com 9 células braille em formato de bloco magnético em braille jumbo, facilitando o tato e ajudando a fortalecer o movimento dos dedos. Basta o professor abrir o aplicativo, escolher a atividade que deseja e interagir com o aluno. Uma das atividades é “Alfabeto”, o professor escolhe a letra pelo aplicativo e por voz o Brinca Braille fala qual é a letra escolhida. O aluno precisa retirar o bloco magnético e com os dedos pressionar os pinos que formam a letra e colocar o bloco novamente no equipamento. Basta ele apertar o botão de confirmação para o Brinca Braille informar se ele acertou ou se chegou perto, incentivando a tentar novamente. Isso pode ser feito também com números, palavras e notas musicais. Ah... importante, você pode escolher se quer isso como uma “reglete negativa” ou “reglete positiva”.
Olha que legal, com o Brinca Braille o professor pode ajudar na alfabetização braille do seu aluno junto com os demais, gerando inclusão nas atividades e rotina da sala de aula. Uma preparação para o futuro social! Tem mais, com um único aplicativo o professor pode conectar 5 Brinca Braille e passar a mesma atividade para todos simultaneamente.
O acesso à tecnologia na hora da alfabetização é real e possível, além do seu design moderno e bateria de longa duração, o processo de alfabetização em braile ficou muito mais divertido e inclusivo. A educação é o futuro e a inclusão é um dever de todos.

#PraCegoVer Montagem gráfica composta por uma foto de fundo de uma pessoa utilizando o Brinca Braille, em cima da foto no topo os dizeres “ ‘Braille Pedagógico’ e Interativo” e logo abaixo os dizeres “O Futuro da Educação”. No fundo do lado esquerdo o nome do produto “Brinca Braille” mais o nome da fabricante “OHFA Tech, Inc.”, no canto direito o logo da Tecassistiva. 

FONTE: https://www.facebook.com/tecassistiva/photos/a.695020027227495/5366708676725250