segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

CURSO BRAILLE





Cartaz com fundo branco.
Na parte superior, observa-se a imagem de dedos lendo em braile.
Acima dos mesmos, há uma tarja preta, com escrita em letras amarelas: "Curso Sistema Braille para Educadores".
Abaixo desta informação, há outra tarja de fundo rosa claro com escrita em letras vermelhas: "INSCRIÇÃO: 13/02 a 28/02"
Abaixo desta tarja, em fundo branco, com letras pretas, azuis e vermelhas (para destacar), lê-se o texto:

"Período realização do curso: 06/03 a 31/03
horário: 18:00 às 22:00 horas
Carga horária: 80 horas
40 horas Online / 40 horas presencial
Digite o link no navegador: https://forms.gle/GiX7W5VMyXsQEx569
REQUISITOS:
• Ser Educador da Rede Estadual de Ensino das seguintes superintendências:
SRE Araçuaí, SRE Almenara, SRE Diamantina, SRE Janaúba, SRE Januária, SRE Montes Claros e SRE Pirapora;
• Ter acesso à internet e possuir recursos tecnológicos como computador, notebook, tablet ou celular;
• Caso seja de outra rede de ensino, entre em contato conosco para verificar a possibilidade de realização da inscrição."

(Aqui logomarca do CAP)
"CENTRO DE APOIO PEDAGÓGICO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL - CAP/MONTES CLAROS
E-mail: ceei.capmontesclaros@educacao.mg.gov.br / Telefone: (38) 3212-7976
Rua Marucas Avelar, s/n - Bairro Cidade Santa Maria - Montes Claros/MG"

Link para pré-inscrição no curso de Sistema Braille: https://forms.gle/GiX7W5VMyXsQEx569

FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1308197046409892&set=a.105500420012900

 

sábado, 18 de fevereiro de 2023

OFICINA DE PRÁTICAS INCLUSIVAS - 02/03/23

 


Quer aprender a desenvolver habilidades de alunos com autismo?
Nesta oficina, você vai descobrir de forma prática como trabalhar atividades para desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e consciência fonológica.
Você vai entender ainda sobre as peculiaridades entre os níveis do transtorno do espectro autista, esclarecendo dúvidas sobre o termo "Asperger".
Participe:
🗓️ 02 de março, quinta-feira
⏰ Das 18h30 às 21h30
✅ 100% gratuita
🎖️ Com certificado gratuito reconhecido pelo MEC, de 10 horas


FONTE: https://www.facebook.com/100063507943100/posts/pfbid02QuCA9YyQPDvNboWsBiZX1RXBitMrGbnjkaJqhybwJ97jDAQj9gB4ZdJauCaCJBhhl/?d=w&mibextid=qC1gEa

CARNAVAL ACESSÍVEL

 


Carnaval tá chegando e por aqui já estamos super animados.

Saiba mais sobre os recursos de acessibilidade que a SMPED preparou para o Carnaval deste ano. Nos dias 17,18 e 19 de fevereiro estaremos no Sambódromo do Anhembi para transmitir a audiodescrição dos desfiles do Grupo Especial e Grupo de Acesso I de São Paulo. A AD será transmitida ao vivo pelo nosso canal do Youtube.

Por lá, você também já encontra todos os 22 sambas-enredo das escolas pertencentes a esses grupos traduzidos em Libras, o nosso querido ‘Samba com as Mãos’.

Acesse o nosso canal através deste link: https://www.youtube.com/SMPEDSP/playlists. Quem aí está animado com esse Carnaval Acessível? Contamos com a audiência de vocês. Até lá! 
🥳


#DescriçãoDaImagem: plano de fundo azul com detalhe no rodapé em amarelo. Acima, destaque para o a frase Carnaval Acessível 2023 - com uma explosão colorida nas cores roxa e amarela. Mais abaixo, as explosões novamente, nas cores roxa e amarela ao redor dos símbolos de acessibilidade comunicacional: Libras e Audiodescrição - Sambas-Enredo em Libras (Samba com as Mãos) e Audiodescrição dos Desfiles em Tempo Real - YOUTUBE.COM/@SMPEDSP - Os logotipos abaixo, rodapé: Liga SP, Samba com as Mãos 2023, SPTuris - Eventos e Turismo e Cidade de São Paulo Pessoa com Deficiência. 

FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=560169379478201&set=a.339886081506533

FUNDAÇÃO CECIERJ ABRE 800 VAGAS PARA CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

 


Já estão abertas as inscrições para a turma de 2023 do curso Educação Especial e Inclusiva, elaborado pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa é voltada para profissionais da educação básica que desejam desenvolver estratégias de ensino voltadas para alunos com deficiência e necessidades específicas de aprendizagem. São ofertadas 800 vagas. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente pela página https://extensao.cecierj.edu.br/cursos-livres/educacao-especial-inclusiva/ até o dia 2 de março.

O preenchimento das vagas será realizado por ordem de inscrição, com prioridade para os profissionais da educação em exercício em escolas públicas; em exercício e residentes no estado do Rio; e os profissionais residentes em outros estados. As aulas começam no dia 7 de março e acabam no dia 20 de dezembro de 2023.

“É uma importante iniciativa que a Fundação Cecierj oferta, de forma gratuita, para aperfeiçoar as estratégias de ensino para a inclusão de alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais. Após a conclusão do curso, os profissionais de educação estarão mais capacitados para receber esses estudantes e, consequentemente, construir um ambiente escolar cada vez mais inclusivo e preparado para todos”, destacou o presidente da Fundação Cecierj, João Carrilho.

O curso é realizado na modalidade a distância e, somente no dia do encerramento, o aluno terá que participar de um encontro presencial, que é que é obrigatório para a emissão do certificado, mediante a apresentação do trabalho final. Dúvidas podem ser enviadas para secretariaextensao@cecierj.edu.br.

Será concedido certificado de Aperfeiçoamento ao cursista que cumprir com aprovação a carga horária de 180 horas, comprovar ser profissional da Educação e ter concluído curso de nível superior. E haverá a concessão de certificado de Qualificação para o cursista que cumprir com aprovação a carga horária de 180 horas, comprovar ser profissional da Educação e ter concluído curso de nível médio.


FONTE: https://www.cecierj.edu.br/2023/02/10/fundacao-cecierj-abre-800-vagas-para-curso-de-educacao-especial-e-inclusiva/




terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

VII ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (GELIS)

 


VII ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (GELIS)
**Tema: **Morfologia da Libras
Palestrante:
· Prof.ª Dr.ª Hadassa Rodrigues Santos (UFJF)
Doutora em Letras e Linguística (PUC MG). Mestra em Letras (PUC MG). Especialista em Docência e Tradução Interpretação da Libras (UTP). Licenciada em Letras - Português (Estácio Ribeirão Preto).
**Data: **27/02/2023
Horário: 19h (Brasília)
**Período de Inscrição: **30/01/2023 a 24/02/2023
Tradutoras Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa:
Leni Aparecida Rabelo da Silva Mendes (Unimontes)
Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis (Unimontes)
Raimirys Costa Rocha (SME Brumado)
CARD ACESSÍVEL - Com hiperlinks para sinalização em Libras; audiodescrição e inscrição no evento: https://drive.google.com/.../1D6ktg8fra6.../view...
#AudiodescriçãoDoCard: imagem em formato vertical, de fundo branco. Na parte superior os dizeres: VII ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS EM LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA (GELIS). Tema: Morfologia da Libras. Seguido da logomarca do grupo: mão esquerda com CM em C, na horizontal. Mão direita aberta, palma para cima. Bater duas vezes o dorso dos dedos da mão direita sobre o polegar da mão esquerda. Na parte central do card a foto, nome e titulação da palestrante: Prof.ª Dr.ª Hadassa Rodrigues Santos (UFJF). Doutora em Letras e Linguística (PUC MG). Mestra em Letras (PUC MG). Especialista em Docência e Tradução Interpretação da Libras (UTP). Licenciada em Letras - Português (Estácio Ribeirão Preto), mulher branca de cabelos na altura dos ombros, lisos e castanhos escuros, pele clara, olhos castanhos escuros. Em seguida, o símbolo de Closed Caption, duas letras C. Na parte inferior e do lado esquerdo do card, encontram-se: data do evento: 27/02/2023, horário: 19 horas (hora de Brasília), período de inscrição do evento: 30/01/2023 a 24/02/2023 e o link de inscrição: https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/public/eventos-abertos. Do lado direito, as fotos, nomes e instituições das Tradutoras Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa: Maria Leidiane Rodrigues Pereira Reis (Unimontes), mulher morena, de cabelos longos, lisos e pretos, pele clara, olhos castanhos escuros; Leni Aparecida Rabelo da Silva Mendes (Unimontes), mulher morena, de cabelos longos, lisos e pretos, pele clara, olhos castanhos escuros; e Raimirys Costa Rocha (SME Brumado), mulher morena, de cabelos longos, lisos e pretos, pele clara, olhos castanhos escuros. Na sequência, o símbolo de acessível em Libras (duas mãos sobrepostas, sendo uma com a palma para frente e a ponta dos dedos para cima e a outra com o dorso para frente e a ponta dos dedos para baixo)** **e a logomarca da UFSB (desenho de uma flor de cacau e os dizeres UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia, em azul). #FimDaAudiodescrição.

FONTE: 
https://www.facebook.com/photo/?fbid=10219240434796537&set=gm.705300971239557&idorvanity=570280821408240

domingo, 5 de fevereiro de 2023

III ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva (GEPEEI)

 


III ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva (GEPEEI)

**Tema: **O capacitismo e sua relação com barreiras visíveis e invisíveis: por uma sociedade anticapacitista
Palestrante:
  • Prof.ª Dr.ª Eliana da Costa Pereira de Menezes (UFSM)
Doutora em Educação (UNISINOS). Mestra em Educação (UFSM). Especialista em Psicopedagogia (Unyahna). Graduada em Educação Especial (UFSM).
**Data: **22/02/2023
Horário: 19h (Brasília)
**Período de inscrição: **30/01/2023 a 21/02/2023
Tradutoras Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa:
Ana Paula Rosa Pessoa Fróes, (SEE MG)
Bianca Lorena Rodrigues Costa (SEE MG)
Luana Isabel Gonçalves de Lima (UFV)
CARD ACESSÍVEL - Com hiperlinks para sinalização em Libras; audiodescrição e inscrição no evento: https://drive.google.com/.../1Gu9lQMRjktVxvD7p8GB.../view...
#AudiodescriçãoDoCard: imagem em formato vertical, de fundo azul e branco. Na parte superior os dizeres: III ENCONTRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva (GEPEEI). Tema: O capacitismo e sua relação com barreiras visíveis e invisíveis: por uma sociedade anticapacitista. Na parte central do card encontram-se: data do evento: 22/02/2023, horário: 19 horas (hora de Brasília), período de inscrição do evento: 30/01/2023 a 21/02/2023 e o link de inscrição: https://sig.ufsb.edu.br/sigeventos/public/eventos-abertos. Na sequência: a foto, nome e titulação da palestrante: Prof.ª Dr.ª Eliana da Costa Pereira de Menezes (UFSM). Doutora em Educação (UNISINOS). Mestra em Educação (UFSM). Especialista em Psicopedagogia (Unyahna). Graduada em Educação Especial (UFSM). Professora do Departamento de Educação Especial (UFSM) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (UFSM). Mulher de pele branca, de cabelos castanhos claros e lisos, na altura dos ombros, olhos castanhos. Na parte inferior do card, as fotos, nomes e instituições das Tradutoras Intérpretes de Libras/Língua Portuguesa: Ana Paula Rosa Pessoa Fróes, (SEE MG), mulher morena, de cabelos castanhos escuros e lisos, olhos castanhos escuros; Bianca Lorena Rodrigues Costa (SEE MG), mulher loira, de cabelos longos, lisos e amarelos, pele clara, olhos castanhos escuros e Luana Isabel Gonçalves de Lima (UFV), mulher negra, de cabelo preto, curto e olhos castanhos escuros. Seguido do símbolo de acessível em Libras (duas mãos sobrepostas, sendo uma com a palma para frente e a ponta dos dedos para cima e a outra com o dorso para frente e a ponta dos dedos para baixo) e do símbolo de Closed Caption, duas letras C. Imediatamente, acompanhado do símbolo de acessibilidade (figura humana com os braços abertos, simbolizando inclusão para as pessoas de todos os níveis, em todos os lugares), circulado pelos símbolos de baixa visão (imagem de um olho de uma figura humana com um traço na diagonal e com o lado esquerdo tracejado), símbolo de acessível em Libras (duas mãos sobrepostas, sendo uma com a palma para frente e a ponta dos dedos para cima e a outra com o dorso para frente e a ponta dos dedos para baixo), símbolo de deficiência visual (figura humana com os braços estendidos e segurando uma bengala), símbolo de deficiência física (figura humana utilizando uma cadeira de rodas), símbolo de deficiência intelectual (imagem da cabeça de uma figura humana, tendo ao centro a imagem do cérebro – massa branca disforme) e o símbolo de deficiência auditiva (imagem da orelha de uma figura humana com um traço na diagonal). Todos os símbolos são brancos, sobre fundo em tom de azul. Realização: aparece a logomarca do GEPEEI: círculo de fundo azul, ao centro desenho de crianças em pé, enfileiradas, de mãos dadas, com roupas coloridas. Uma dessas crianças está utilizando bengalas e outra utiliza cadeira de rodas, tendo abaixo delas a escrita GEPEEI. Ao redor do círculo, a escrita: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: contextos de formação, políticas e práticas de educação inclusiva (GEPEEI) e a logomarca da UFSB (desenho de uma flor de cacau e os dizeres UFSB – Universidade Federal do Sul da Bahia). #FimDaAudiodescrição.

FONTE: 
https://www.facebook.com/photo/?fbid=10219240425796312&set=gm.1243783979890103&idorvanity=1169023650699470