FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=609325598043777&set=a.521219643521040
FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=609325598043777&set=a.521219643521040
A 18ª edição de Reatech será em um dos novos pavilhões do São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a fim de atender plenamente as necessidades de seus expositores e visitantes. Serão 4 dias de evento recheados de atividades culturais e sociais, como: equoterapia, teste drive de carros adaptados, quadras poliesportivas, seminários, workshops e oficinas com profissionais renomados.
Organizada e promovida pela Fiera Milano Brasil, a Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade é considerada a principal feira do setor na América Latina. A cada edição, reúne cerca de 300 marcas expositoras dos segmentos de agências de emprego voltadas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, instituições financeiras, fabricantes de cadeiras de rodas, departamentos de recursos humanos, indústrias farmacêuticas, indústrias dos segmentos de animais treinados, veículos adaptados, fabricantes de aparelhos auditivos, equipamentos especiais, materiais hospitalares, higiene pessoal, próteses e órteses, terapias alternativas, turismo e lazer.
Data: 4 a 7 de outubro de 2023
Horário: das 13h às 20h nos dias 04 a 06; das 10h às 19h no dia 7
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP, 04329-100
Mais informações e programação disponíveis no site.
FONTE: https://www.librasol.com.br/reatech-2023-feira-e-congresso-para-pcds-sera-em-outubro-deste-ano/?fbclid=IwAR1LAzH40tl5edARSgRekUFgVelRn5-Bprz02-F5w55TbQ32buzDxmGSg5g
AGOSTO - 2023
“A distribuição desse Guia é resultado de uma articulação muito importante que temos feito com as universidades, que são instrumentos fundamentais para a inclusão das pessoas com deficiência e atuam como catalisadoras de mudanças sociais. Junto das cópias impressas, as Instituições também receberão um link para disponibilizarem o documento em seus meios digitais e um convite nosso reforçando que divulguem e engajem seus alunos, docentes e colaboradores no tema. Assim, nós incentivamos que todos possam desenvolver suas potencialidades de forma plena”, destaca o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.
O Guia conta com mais de 40 capítulos que englobam temas sobre pessoas com TEA: o que é o TEA, dificuldades e preocupações cotidianas no contexto acadêmico, potencialidades dos estudantes, estereótipos e preconceitos, estratégias e orientações aos professores, gestores educacionais, colegas de classe e pessoas do convívio; quem procurar quando precisar de ajuda na universidade, matrícula de estudantes autistas no Ensino Superior, ingresso no mercado de trabalho, legislação, entre outros.
“A Unesp tem plena consciência de sua responsabilidade social na efetivação do direito ao conhecimento e é comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Esse Guia estimula adoção de atitudes e práticas anticapacitistas no cotidiano das instituições educacionais e foi elaborado como uma ferramenta para a promoção do acesso e da permanência de pessoas com TEA à educação formal”, afirma o coordenador de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade da Unesp, Leonardo Lemos de Souza.
No Estado de São Paulo, são 3,4 milhões de pessoas com deficiência. Desse total, a estimativa é que 460 mil pessoas tenham o TEA. Informações da Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência baseadas no Censo da Educação Superior registram que, em 2019, 15,6 mil alunos matriculados no ensino superior tinham deficiências, sendo que 4,41% desse representa pessoas com deficiência intelectual.
Em cenário nacional, o Censo da Educação Superior de 2021 revelou que, do total de quase 9 milhões de alunos matriculados no ensino superior no Brasil, 63.404 são alunos com deficiência, o que representa um crescimento de quase 14% em relação aos números do censo de 2020 (55.829). Desse total, 7.141 possuem deficiência intelectual.
“Nós valorizamos e entendemos a importância das universidades na construção de ambientes respeitosos para pessoas com deficiência. Enquanto gestores públicos, nosso papel é fomentar parcerias como essa, com a Unesp, que reforçam a nossa missão de inclusão, acesso e permanência dessas pessoas no ensino superior”, ressalta o assessor especial da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ignacio Poveda.
O Guia pode ser acessado no link: bit.ly/GuiaTEAIES.
No mês de agosto está programado para o campus São Borja o evento intitulado “A Semana da Libras: Evento Intercursos”. O evento acontece entre os dias 21 e 24 de agosto, por iniciativa e interesse dos estudantes universitários dos diferentes cursos de graduação do campus São Borja. A semana é promovida pelos docentes surdos do campus, que ministram aulas do componente curricular Libras (Língua Brasileira de Sinais), em todos os cursos de graduação da Unipampa campus São Borja.
O evento visa relacionar Libras aos temas de cada curso, buscando aprimorar os conhecimentos nas diferentes áreas de formação acadêmica. Cada tema será abordado por profissionais da área, sendo um surdo e outro ouvinte, possibilitando assim discussões pertinentes às áreas de conhecimento relacionando a cultura surda e ouvinte. Desta forma, vai mostrar as diferentes perspectivas de cada profissão e a importância de ter profissionais envolvidos e atuantes com as comunidades surdas, assim como, conhecedores de Libras.
A organização está a cargo dos professores e estudantes de Libras Unipampa - São Borja. O evento acontece de forma presencial (alunos, docentes, pesquisadores da Unipampa) e online (alunos, docentes, pesquisadores e demais interessados de outras instituições de ensino superior). As atividades do dia 22 começam às 8h30 com duração até às 9h30.
Programação:
Dia 22/08/23, (Terça-feira) – O tema é: O caminho e possibilidade do uso de Avatar. O link de transmissão será divulgado oportunamente .
Horário: 8h30 às 9h30
- Vida Acadêmica e Profissional
Dia 22/08/2023 (Terça-feira) – Novo Currículo do Ensino Médio
Créditos: Assessoria do curso de Libras
FONTE: https://unipampa.edu.br/saoborja/em-agosto-acontece-semana-da-libras-evento-intercursos
Exige-se Bacharelado em Letras com habilitação em Tradução e Interpretação de Libras-Língua Portuguesa; ou Bacharelado em Libras com habilitação em Tradução e Interpretação de Libras-Língua Portuguesa; ou Bacharelado em Tradução e Interpretação de Libras-Língua Portuguesa; ou Bacharelado em Letras com habilitação em Libras, ou Licenciatura em Letras com habilitação em Libras, ou graduação em qualquer área do conhecimento acrescido de uma ou mais das seguintes habilitações: Pós-Graduação lato sensu (especialização) em Tradução e Interpretação de Libras-Língua Portuguesa; ou curso de formação profissional em Tradução e Interpretação em Libras-Língua Portuguesa, de no mínimo 250 horas; ou curso de extensão universitária em Tradução e Interpretação em Libras-Língua Portuguesa, de no mínimo 250 horas; ou curso de formação continuada em Tradução e Interpretação em Libras-Língua Portuguesa, de no mínimo 250 horas; ou proficiência na tradução e interpretação da Libras-Língua Portuguesa e Língua Portuguesa-Libras (PROLIBRAS), comprovada por certificado obtido por meio de exame promovido pelo MEC, ou por Instituição de Ensino Superior, credenciadas pelo MEC ou CEE, ou Instituições credenciadas por Secretarias de Educação (CAS); ou pós-graduação lato sensu (especialização) na área de Libras, acrescido de curso de Libras em nível intermediário ou avançado.
Os(as) interessados(as) que preencherem os requisitos do edital podem se inscrever até as 18h do dia 16/08/2023, exclusivamente pelo endereço eletrônico: https://www.unifalmg.edu.br/app/rh/inscrições.
A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e a remuneração do contratado é equivalente ao vencimento básico de cargos do Plano de Carreira Técnico-Administrativo em Educação, de Nível de Classificação E, de Nível de Capacitação I, Padrão de Vencimento 1 = R$ 4.180,66.
O processo seletivo será realizado por meio de prova de títulos e prova prática.
Para mais informações, acesse a reabertura do Edital nº 75/2023 disponível na página da Diretoria de Processos Seletivos.
FONTE: https://www.librasol.com.br/unifal-abre-processo-seletivo-para-tradutora-e-interprete-de-lingua-de-sinais/?fbclid=IwAR0YBdZ_xqh9iigOmDSpQxVFbGu6MrVc2ASloITFW7ygk7_zfNWqb_znsGM