segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

Curso de Especialização em Educação Inclusiva - UECE

 


O Centro de Educação (CED) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) lança chamada pública para a 13ª turma do Curso de Especialização em Educação Inclusiva. As inscrições poderão ser feitas no período de 8 a 31 de janeiro de 2025, pelo site https://pdv.iepro.org.br/cursos/.

O público-alvo são professores licenciados, do ensino público ou particular, do ensino infantil, fundamental, médio e profissionais graduados.

O curso terá carga horária de 480 horas/aula, sendo 315h/a de conteúdo teórico-prático, 15h/a para seminários, 60h/a para estágio supervisionado e 90h/a para estudos monográficos. O curso será ministrado aos sábados, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, no Campus do Itaperi, em período de 18 meses.

Para ler o edital acesse essa matéria em uece.br

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DD7ankAvRYU/

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

CURSO - UFRB

 


FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDPtl0vR2eo/?igsh=djlucnFlbmk4cXNq

Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - UFMG

 


Estão abertas até o dia 17/01/25, as inscrições para o Processo de Seleção de alunos para ingresso no Curso de Extensão em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, na modalidade a distância, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O curso está alinhado ao Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI), coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

O principal objetivo do curso é formar professores da Educação Básica, que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para desenvolver concepções e práticas pedagógicas alinhadas aos princípios das políticas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, visando atender ao coletivo e às singularidades dos estudantes.

O curso será ofertado na modalidade a distância, ou seja 100% on-line e terá uma carga horária total de 120 horas, dividida em 4 (quatro) módulos, com duração de 3 (três) meses e com previsão de início para março de 2025. Para mais informações e inscrições, acesse: https://www.ufmg.br/dedd/edital-2734-2024/.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDrX0u4xdf_/?igsh=QkFJd2JkTk1IaA%3D%3D

PÓS-GRADUAÇÃO - curso de Educação Especial e Inclusiva - IFGOIANO

 


Lançada oportunidade de especialização gratuita no Campus Morrinhos! 🤩

Estão abertas as inscrições do processo seletivo dos novos cursos de pós-graduação lato sensu da instituição: são 50 vagas para o curso de Educação Especial e Inclusiva e 20 vagas para o curso de Pecuária Sustentável.

Os cursos serão presenciais e terão duração de até 18 meses, com início das aulas previsto para o 1º semestre de 2025.

➡️ Acesse agora mesmo a página da seleção e prepare sua inscrição: ps.ifgoiano.edu.br/edital/visualizar/375

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDYE77kpcyj/?igsh=QkFGMXJ5aVBMNw%3D%3D

Curso “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB” - UFMG

 


Estão abertas, até 17/01/2025, as inscrições para o processo seletivo de alunos no curso “Educação especial na perspectiva da educação inclusiva no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB”.

As vagas serão destinadas prioritariamente a professores e gestores da Educação Básica da Rede Pública do Estado de Minas Gerais que atuam em salas de aula comuns regulares e/ou em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Para inscrever-se e obter mais informações, acesse https://www.ufmg.br/dedd/edital-2734-2024 🚀

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDxKqzypc88/?igsh=QkFHSjN0N2NWaw%3D%3D

Edital Nº 158/2024 – Vagas remanescentes Curso FIC Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva - IFES CEFOR

 


📌
Edital Nº 158/2024 – Vagas remanescentes Curso FIC Educação Especial na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva
📆
Inscrições: 20/12/2024 a 15/01/2025.

FONTE:
https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=1014032404101671&id=100064847611298&mibextid=wwXIfr&rdid=KWOQT15Rdcrd4Az4#

MDHC lança curso sobre conceito contemporâneo da deficiência e o modelo biopsicossocial

 


A formação tem como objetivo instruir sobre o conceito biopsicossocial da deficiência de acordo com as mudanças introduzidas pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência

A formação tem como objetivo instruir sobre o conceito biopsicossocial da deficiência de acordo com as mudanças introduzidas pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (Foto: Banco de imagens/Reprodução)

Estão abertas, a partir desta quinta-feira (19), as inscrições para o curso "Conceito contemporâneo da deficiência e o modelo biopsicossocial". A formação tem o objetivo de instruir sobre o conceito biopsicossocial da deficiência de acordo com as mudanças introduzidas pela Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência e o conceito definido na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

O curso é resultado de uma parceria estratégica do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), no âmbito do Programa Nacional de Educação Continuada em Direitos Humanos (PNEC-DH), com a Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos (AEDH) e a Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), responsável pela Escola Virtual de Governo (EV.G).

Olhar sobre a deficiência

Para a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, o curso contribui para a mudança da concepção de deficiência – que, atualmente, é considerada apenas um aspecto biomédico; ou fator que coloca as pessoas com deficiência numa condição de subalternidade. "Ainda vigoram práticas capacitistas, que discriminam as pessoas com deficiência e que nos colocam – falando enquanto mulher com deficiência – numa condição de menos cidadãos do que os outros”, afirma.

Por ser signatário da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, o Brasil aderiu ao novo conceito de deficiência e percebeu a necessidade de alteração das práticas vigentes que a avaliam e classificam – e que podem definir o acesso a um rol de políticas públicas direcionadas a esse público.

De acordo com Feminella, a Convenção e o conceito biopsicossocial de deficiência ainda não serem de amplo conhecimento público é um impeditivo na construção de políticas públicas que poderiam contemplar não apenas os indivíduos, mas também o contexto social onde eles vivem.

Para João Moura, Coordenador-Geral de Educação e Cultura em Direitos Humanos do MDHC, a pasta vem empenhando esforços para construir uma gramática renovada do que são os direitos humanos. “Se por um lado queremos falar sobre temas que em outro momento não eram comuns aos direitos humanos, por outro queremos abolir toda e qualquer expressão/imaginário que afronte a dignidade de qualquer pessoa", afirma.

Formação

O curso, com inscrições abertas até o dia 17/01, abordará noções gerais sobre o conceito contemporâneo da deficiência, incorporando o enfoque biopsicossocial para promover a transição de uma cultura capacitista para uma cultura fundamentada em direitos humanos e equidade.

Inscreva-se aqui.

FONTE:

https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/mdhc-lanca-curso-sobre-conceito-contemporaneo-da-deficiencia-e-o-modelo-biopsicossocial

sábado, 14 de dezembro de 2024

Organização de Eventos Inclusivos é tema de minicurso ofertado pelo Campus Cubatão - IFSP

 


Organização de Eventos Inclusivos é tema de minicurso ofertado pelo Campus Cubatão

O Campus Cubatão oferece minicurso "Inclusão de Pessoas com Deficiência em Eventos: Organização de Eventos Inclusivos" para a comunidade acadêmica.

O curso, que é ministrado de forma online, tem duração de 20 horas, com formação em questões relacionadas às pessoas com deficiência, perfazendo o total de 12 horas, com mais 8 horas dedicadas a leitura do material de estudo e elaboração de atividades inclusivas, tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre inclusão social de pessoas com deficiência na área de Eventos para os estudantes do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio do Campus Cubatão.

Segundo Waldisia Rodrigues de Lima, pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica (CSP) e coordenadora do curso, a iniciativa surgiu a partir da demanda dos estudantes do curso de Eventos, que buscavam apoio pedagógico especializado na área, uma vez que, ao organizar eventos e estagiar na área, frequentemente encontram pessoas com deficiência e dúvidas sobre como abordá-las de maneira adequada, evitando práticas capacitistas.

Em resposta a demanda, o minicurso foi elaborado com o intuito de promover e divulgar conhecimentos em políticas públicas voltadas para às pessoas com deficiência e sua participação na sociedade, incluindo o contexto de eventos inclusivos.

A equipe do curso de curta duração também conta com o apoio das bolsistas voluntárias Fernanda Tiemi Soares e Maria Eduarda Cerrato.

Veja em: https://cbt.ifsp.edu.br/index.php/component/content/article/17-ultimas-noticias/3845-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-em-eventos-organizacao-de-eventos-inclusivos-e-tema-de-minicurso-ofertado-pelo-campus-cubatao

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDhqj3hvIim/?igsh=QkJVRzgyTXhWbQ%3D%3D

Desafios do ambiente escolar para pessoas com autismo - 16/12/24

 


O NAPNE do campus Umirim convida a todos para a Live com o tema “Desafios do ambiente escolar para pessoas com autismo”.

O evento será no dia 16 de dezembro, às 10h, no canal do YouTube do IFCE Campus Umirim.

Convidados:
Alexsandra Sombra - Coordenadora Napne Umirim
Gabriela Costa: Professora, Poeta, Contista percorrendo as curvas da neurodivergência (autista, TDAH e superdotada/altas habilidades).

Participe desse diálogo importantíssimo. Esperamos vocês na segunda às 20h.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDhg78Ixnih/

DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 14/12/24

 


FONTE:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2554756024734692&set=a.109899705887015

CURSO - LIBRAS TÁTIL

 


FONTE:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8816966018388449&set=a.119202654831539

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Professor do atendimento educacional especializado: da individualização à colaboração - 13/12/24

 


Curso Recursos de Acessibilidade na perspectiva do Desenho Universal

Aula presencial: “Professor do atendimento educacional especializado: da individualização à colaboração”, com a Profa. Dra. Rita de Cássia Barbosa Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

📅 Data: 13 de dezembro de 2024 (sexta-feira)
🕒 Horário: 8 às 11h (manhã) ou
📍 Local: Auditório do Centro de Educação da UFRN.

#audiidescrição: Card de fundo verde de divulgação da Aula Bônus de Encerramento do Curso, intitulada: Professor do atendimento educacional especializado: da individualização à colaboração. Com a professora doutora Rita de Cássia Barbosa Paiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No topo do card, a logomarca do projeto Educação Especial e o instagram: @projeai.ufrn. No canto esquerdo, em uma moldura redonda, a foto de Rita de Cássia. Ela é uma mulher de pele branca, cabelos cacheados na altura do pescoço. Abaixo, numa tarja verde, as informações: 13 de dezembro de 2024, 8 às 11 horas. Aula presencial no Auditório do Centro de Educação da UFRN Coordenação geral: professora doutora Katiene Symone de Brito Pessoa. Coordenação do curso: professora doutora Kátia Regina Lopes Costa Freire e Mestra Katyuscia Maria da Silva. No rodapé, as logomarcas do apoio: PROFOCO, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do lazer, UNDIME RN. Realização: UFRN, PROEX, Centro de Educação, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDanzicSu27/?igsh=QkFDcnhOWGZJNw%3D%3D

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Mestrado Profissional em Educação Especial - UFAL

 


Ufal e Uncisal fazem parceria e ofertam 18 vagas em mestrado profissional. Quem vem? 🎓

O mestrado profissional em Educação Especial, fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferece duas linhas de pesquisa: Formação de Recursos Humanos e o desenvolvimento de serviços de apoio em Educação Especial; e Tecnologia educacional e a escolarização do público-alvo da Educação Especial.

👉 O curso tem caráter multiprofissional e objetiva a formação de profissionais das diferentes áreas do conhecimento com competências técnicas, a partir de bases teórico-metodológicas aplicadas, para atuar colaborativamente no campo da Educação Especial.

Para participar da seleção para uma das 18 vagas, é preciso ser concluinte ou portador de diploma de cursos de graduação de diversas áreas do conhecimento devidamente reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). ⏳️ As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente no site, até o dia 16 de dezembro.

A seleção das turmas passará por quatro etapas: prova escrita, avaliação do projeto de pesquisa, arguição e defesa do projeto e análise do currículo. O resultado final será publicado em 31 de março, com início das aulas marcado para abril de 2025.

💬 “O Propgees é o quarto programa do Brasil na área de Educação Especial e vem contribuir para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico de uma área que tem uma demanda imensa de pesquisas e investimentos”, destaca a professora Neiza Fumes, vice-coordenadora do programa.

🔗 Para mais informações, consulte o edital (link nos stories e no destaque "inscreva-se").

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDIlE9aR6yu/

I Seminário do PROFEI/UEMA e o III Encontro do Mestrado PROFEI/UEMA - 12 A 14/12/24

 


📚 Educação Inclusiva na Contemporaneidade!

🌟 A Uema, por meio do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), convida a comunidade acadêmica para o I Seminário do PROFEI/UEMA e o III Encontro do Mestrado PROFEI/UEMA, que acontecerão nos dias 12, 13 e 14 de dezembro de 2024, no prédio do CECEN, em São Luís.

🎓 Tema: “A (in)visibilidade da educação especial na perspectiva inclusiva na escola regular”.

O evento promete discussões enriquecedoras sobre práticas inclusivas no ambiente escolar, com uma programação completa que inclui:

🔹 Palestras e mesas-redondas
🔹 Apresentação de trabalhos acadêmicos
🔹 Oficinas e atividades culturais
🔹 Publicação de anais

👩‍🏫 Público-alvo: professores, pesquisadores, estudantes e profissionais interessados em educação inclusiva.

📅 Participe desse importante momento de troca de saberes e reflexões!

🔗 Saiba mais em: Uema.br!

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDMz-W2xef0/?igsh=NHpoZWlya2Zqb2cy

CURSO - Liderando Iniciativas de Acessibilidade Digital - HAND TALK

 


🚨 ATENÇÃO! Ação encerrada, por atingir os 50 primeiros. Entraremos em contato com os ganhadores. 😉

O curso continua disponível e gratuito para todo mundo! Aproveitem!
______________________________________________________________________

🎁 Já imaginou ganhar um presente exclusivo da Hand Talk? 😍

As 50 primeiras pessoas a finalizarem o curso Liderando Iniciativas de Acessibilidade Digital terão essa oportunidade incrível! 💥

Mas esse é apenas um dos motivos para você começar agora! Afinal, o curso é gratuito, 100% online, com módulos dinâmicos e um certificado ao final. 🎓

Não deixe para depois! Acesse o link na bio e garanta já a sua vaga. Aprenda com Victória Krupp e Vitor David, dois dos maiores especialistas em acessibilidade no Brasil. 💻

⚡ Corra e seja um dos primeiros a garantir o seu mimo especial! Inscreva-se:

https://curso.handtalk.me/?utm_medium=social&utm_source=instagram_bio&utm_campaign=curso_liderando_iniciativas_de_acessibilidade&utm_content=lancamento_curso

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DDM914NAxyL/?igsh=MXV0MWRkaGxhcTR3aA%3D%3D 

Curso a Distância em Educação Especial e Inclusiva - UFMA

 


🤩

 [OPORTUNIDADE]

🎓
 Abertura de vagas remanescentes para curso a distância em Educação Especial e Inclusiva.
📚✍️👩‍🦯🧑‍🦽🧑‍🦼


🎯
3.253 vagas remanescentes.
🎯
Único requisito: Atuação na Educação Básica no Maranhão.

O curso é gratuito e visa capacitar os docentes para práticas pedagógicas que atendam tanto o coletivo quanto as necessidades específicas de cada aluno.

🗓️
 Inscrições até 3 de janeiro de 2025
💻
 Modalidade a distância
⏳
 Carga horária de 120h
👩‍🏫
 Tutoria online
✍️
 Garanta sua vaga! Inscreva-se em http://seletivos.dted.ufma.br/

Para mais informações, acesse: dted.ufma.br

FONTE;

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1162296862566049&set=a.255980686531009

Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - UFRN

 


🗣

Atendendo a pedidos: as inscrições para o Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva foram prorrogadas até 06 de janeiro de 2025!!!

🔎
@ufrn.br e a @uernoficial estão ofertando 10 mil vagas, 5 mil para cada universidade.

🗨
 A ideia é apresentar ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para a qualidade do trabalho do professor, na rotina da sala de aula, e promover o conhecimento sobre aspectos políticos e legais que fundamentam a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

🔗
Acesse o formulário de inscrição: https://bit.ly/EDUInclusiva (ou copie e cole no seu navegador). Visite a aba Editais em nosso site: https://sedis.ufrn.br e confira os detalhes dessa seleção.


#DescriçãoSEDIS: Card com destaque para as informações que estão no texto da postagem. No rodapé, estão os logotipos dos parceiros da iniciativa.

FONTE:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=622407690112988&set=a.216117744075320&locale=pt_BR