INSCRIÇÕES ABERTAS
Objetivo:
- Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
- Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado.;
- Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, tecnologias, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
- Capacitar docentes para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com altas habilidades ou superdotação atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional desses estudantes.
Conteúdo do curso:
Unidade I - Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, desenho universal, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes
Unidade II - Processo de Identificação e Diagnóstico Diferencial: processos identificação e de acolhida;
Unidade III – A Escolarização da pessoa com AH/S - Altas Habilidades/Superdotação: Atuação, metodologias e estratégias propositivas, avaliação diferencial e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC);
Unidade IV - Práticas Educacionais Programas para os Superdotados: capacitação do professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, avaliação, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola;
Unidade V - Atendimento Educacional Especializado-AEE para AHS: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação no AEE.
Informações complementares:
- Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
- Curso gratuito (financiado pelo MEC)
Pré-requisitos:
- Possuir Graduação
- Estar atuante na rede de ensino.
Público-alvo:
Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.
Modalidade de ensino:
100% EaD e assíncrona
Local:
Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)
Coordenação:
Profª Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.
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