Curso de aperfeiçoamento em “Atuação do profissional de apoio escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência - 1ª. Edição”
INSCRIÇÕES ABERTAS!!!
Curso gratuito
Realização: MEC/SECADI/UFU
Objetivo:
- Capacitar profissionais de apoio para atuação em conformidade com as especificidades apresentadas pelo(s) aluno(s) com deficiência grave e/ou Transtorno do Espectro Autista - TEA, relacionadas à sua condição de funcionalidade, ou seja, estudante com deficiência que não demonstre autonomia em higiene, alimentação, locomoção e comunicação,
- Capacitar profissionais de apoio para atuação no ensino regular inclusivo atuando na solução de problemas, a partir da prática de casos de atuação que englobe ações voltadas ao atendimento de estudantes com deficiência grave e/ou TEA presentes no contexto da escola inclusiva, além de capacitar profissionais da educação quanto à atuação e atribuição social dos profissionais de apoio na escola inclusiva, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional do estudante com deficiência grave e/ou TEA;
- Caracterizar as deficiências e contextos que requerem os serviços do profissional de apoio na escola, além de apontar estratégias de atendimento no que se refere ao exercício da atividade de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência grave e/ou TEA, além de fornecer referenciais teórico-práticos e documentos legais existentes que regulamente e ampare a atuação e aponte as atribuições dos profissionais de apoio no contexto escolar inclusivo.
- Contribuir com a rede de formação continuada de professores e profissionais de apoio atuantes na educação especial do MEC/CGPEE/ DIPEPI/SECADI, capacitando-os para educação, inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência;
Conteúdo do curso:
Unidade I - O Profissional de Apoio no contexto da escola inclusiva: Educação Especial na perspectiva da inclusão, o público da Educação Especial e a legislação específica para atuação dos Profissionais de Apoio (Leis; Decretos e Normativas) – Ênfase em atendimento de questões relacionadas à higiene
Unidade II - Processo de Identificação, caracterização das deficiências, diagnóstico diferencial e estudos de caso: técnicas de atendimento, primeiros socorros, tecnologias assistivas e os processos de assistência. – Ênfase em atendimento de questões relacionadas à alimentação
Unidade III – Foco na Educação e nas demandas: autismo, deficiência intelectual, *deficiência múltipla e estudos de caso: conhecendo para atuar, técnicas e estratégias propositivas para assistência ao estudante com deficiência. - Ênfase em atendimento de questões relacionadas à locomoção.
Unidade IV - Foco no atendimento e nas demandas: o profissional de apoio no seu fazer diário e as ações junto ao estudante com deficiência (Sala de aula, AEE, PDI, TA, Atividades adaptadas, Escola, etc.). - Ênfase em atendimento de questões relacionadas à comunicação.
Informações complementares:
- Este curso é exclusivo para profissionais da educação que atuam e/ou pretendem atuar da rede pública brasileira.
Pré-requisitos:
- Possuir Ensino Médio (preferencialmente Magistério) ou Ensino Superior Licenciaturas.
Público-alvo:
Profissionais da educação, cuidadores e demais profissionais atuantes na assistência, atendimento e inclusão de pessoas com deficiência ingressadas nas instituições educacionais brasileiras.
Modalidade de ensino:
100% EaD e assíncrona
Local:
Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)
Coordenação:
Profª Dra. Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.
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