O curso Alfabetização Discursiva na Deficiência Visual tem por objetivo formar profissionais para a práxis em alfabetização de crianças com deficiência visual, considerando conjuntamente as bases teóricas que orientam o curso e as especificidades da deficiência visual no desenvolvimento da leitura e da escrita.
De oferta pública e gratuita, o curso se dá na modalidade de educação a distância, com carga horária de 450 horas e duração de 18 (dezoito) meses, tendo início em setembro de 2025 e encerramento previsto para março de 2027. Estruturado para oferta no ambiente virtual de aprendizagem moodle, diversificam-se atividades em diferentes espaços interativos, como fóruns, chats, e diferentes fontes de conteúdo, como vídeos, vídeo-aulas, arquivos de áudio, podcasts e textos em formato digital.
A proposição desse curso procura exatamente abrir possibilidades para que se discuta também na modalidade a distância a formação de profissionais para atuarem na alfabetização de crianças com deficiência visual. Pioneiro na relação entre a temática da alfabetização discursiva, a alfabetização de crianças com deficiência visual e a oferta da educação a distância, o curso procura garantir que pessoas de diferentes regiões do país tenham a oportunidade de realizar um curso de especialização único mesmo na modalidade à distância (EAD).
Não obstante, busca-se equilibrar a relação entre o virtual, em atividades assíncronas e assíncronas, e o presencial, este de caráter facultativo, perscrutando condições para que o virtual não faça esmorecer as necessárias relações de proximidade muito próprias às trocas e compartilhamentos do conhecimento, sem, tampouco, permitir que as distâncias aniquilem as possibilidades de, de alguma forma, diferentes pessoas partilhem dessas trocas.
Nesse curso, primamos por uma perspectiva de alfabetização que vem crescendo paulatinamente, a alfabetização na perspectiva discursiva. Tal perspectiva toma tamanha proporção de forma a participar da política de alfabetização mais atual em nosso país, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CAEd), instituído pelo decreto nº 11.556, de 12 de junho de 2023. Em contraposição especialmente a praticas da pedagogia tradicional, a alfabetização na perspectiva discursiva tem como nascedouro e amparo a própria produção cientifica da academia. Ler e escrever, nesse contexto, significa tornar-se leitor e escritor, dominar o texto.
Desta feita, urge romper com as orientações que sobrepujam o caráter social e cultural que deve constituir todo o processo de alfabetização. Neste, entende-se que a alfabetização deve se dar numa perspectiva discursiva, orientada pelo texto vivo, dinâmico e que pulula no cotidiano da criança, seja nos jornais, no comércio, nos programas de TV ou quaisquer outros instrumentos e espaços culturais que têm por marca maior a comunicação entre pessoas.
Assim, espera-se que todo esse processo, desde sua proposição a sua implementação e mesmo sua conclusão, seja marcado e conduzido por profissionais que vislumbrem os mesmos horizontes para uma renovada práxis alfabetizadora.
Público-alvo
Profissionais que possuam diploma de graduação em Pedagogia, Educação Especial, Educação do Campo, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Normal Superior, Licenciatura em Áreas Específicas, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação.
Objetivo geral
Formar profissionais para a práxis em alfabetização de pessoas com deficiência visual, considerando conjuntamente as bases teóricas que orientam o curso e as especificidades da deficiência visual no desenvolvimento da leitura e da escrita.
Objetivos Específicos
Responder à demanda estabelecida sobre a alfabetização de pessoas com deficiência visual;
Fomentar e produzir pesquisa científica nesta temática do curso;
Desenvolver novas práticas de alfabetização de crianças com deficiência visual, considerando a perspectiva discursiva.
Perfil do egresso
O perfil esperado para o egresso do curso Pós-Graduação Lato Sensu em Alfabetização Discursiva na Deficiência Visual consiste em um profissional apto a atuar diretamente no processo de alfabetização de crianças com deficiência visual a partir de uma perspectiva discursiva. Assim, a formação ofertada por este curso deve orientar tanto a aplicação de métodos de base discursiva na fundamentação da prática cotidiana quanto o desenvolvimento de materiais didáticos especializados, sempre considerando as discussões mais atuais de linhas pedagógicas críticas.
FONTE:
https://www.gov.br/ibc/pt-br/educacao/educacao-superior/consorcio-universidade-aberta-do-brasil-uab/alfabetizacao-discursiva-na-deficiencia-visual/especializacao-em-alfabetizacao-discursiva-na-deficiencia-visual

Nenhum comentário:
Postar um comentário
COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!
Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.