domingo, 28 de agosto de 2022

TSE registra 475 candidatos com deficiência em todo o País Fonte: Agência Câmara de Notícias

 


35% deles disputam uma vaga na Câmara dos Deputados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou a candidatura de 475 pessoas com deficiência que vão concorrer a um cargo público nas eleições de outubro. O número representa 1,6% do total de 28.644 pedidos de registros de candidatura.

Dos candidatos com deficiência, a maioria (53,69%) possui alguma deficiência física. Em seguida, vêm os candidatos com deficiência visual (23,58%) e auditiva (11,58%), outras deficiências (8,42%) e autismo (2,74%).

Para a Câmara dos Deputados, concorrem 161 pessoas com deficiência. Ou seja, 35% dos candidatos com deficiência disputam uma vaga na Câmara.

Os dados sobre candidaturas com deficiência começaram a ser contabilizados a partir de 2020. Assim, estas são as primeiras eleições de nível federal a contar com esse tipo de informação.

 

 

Dificuldades
Segundo Ewelin Canizares, integrante do Movimento Feminista Inclusivas de Mulheres com Deficiência, a pessoa com deficiência enfrenta uma série de dificuldades para ter acesso aos partidos e se candidatar. O principal obstáculo é a falta de acessibilidade.

“Um candidato cego, por exemplo. Se ele não tem o material do partido todo de forma acessível, as fotos, as figuras, os textos, ele tem dificuldade de fazer a sua proposta de mandato. A gente precisa que os textos estejam disponíveis em formato eletrônico, para que as pessoas cegas ouçam o texto”, esclarece Ewelin Canizares.

No caso de um candidato surdo, a documentação pode ser repassada ao candidato por escrito, mas ele precisaria de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ser entendido. “Se não, ele não tem como fazer sua comunicação de campanha e nem de relacionamento com os dirigentes do partido, porque normalmente as pessoas não usam Libras”, afirma ainda Ewelin.

Já a candidatura da pessoa com deficiência física esbarra na falta de acessibilidade das cidades brasileiras: escadas, calçadas esburacadas, inexistência de banheiros acessíveis, elementos necessários para que uma campanha seja feita de forma adequada e digna.

Por esses motivos, Ewelin Canizares defende um financiamento estipulado da campanha de pessoas com deficiência, que muitas vezes são de baixa renda e possuem gastos altos com medicamentos e adaptações. Ela também defende cotas de vagas, com paridade de gênero.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

https://www.camara.leg.br/noticias/904434-TSE-REGISTRA-475-CANDIDATOS-COM-DEFICIENCIA-EM-TODO-O-PAIS

quinta-feira, 25 de agosto de 2022


Dom Quixote, clássico da literatura espanhola de Miguel de Cervantes, ganhou uma versão jamais vista anteriormente. Com um elenco 100% composto de atores com Síndrome de Down, a Spray Filmes divulgou nesta sexta-feira, 19, o trailer oficial do longa-metragem.

Na história, Diogo (Diogo Junqueira) é um jovem ator com Síndrome de Down que participa de um clube de teatro. Quando seu grupo resolve fazer uma versão de Dom Quixote, a peça é adiada por conta da pandemia.

Na solidão do seu exílio na casa da sua tia, em Tiradentes, ele mergulha no universo de sua nova peça enquanto decora seu papel. Inspirado pela leitura de livros de cavalaria, ele parte pelo mundo em busca de aventuras, acompanhado do seu fiel escudeiro Sancho Pança (João Simões).

Idealizado, roteirizado e dirigido por Leonardo Cortez, o projeto traz patrocínio do SESI-SP e terá sua estreia no Mezanino do Centro Cultural FIESP, em São Paulo. Além disso, o longa contará com sessões em cinco unidades do SESI do interior paulista. 

O público pode adquirir seus ingressos por meio do site oficial, com exibições acontecendo nas quintas e domingos entre os dias 1º e 18 de setembro. A entrada é gratuita.

FONTE: https://rollingstone.uol.com.br/cinema/down-quixote-classico-ganha-releitura-inedita-com-atores-com-sindrome-de-down/?fbclid=IwAR2PEVsTSLKWqTpXmAtRoKHuMDd9zmcXqz7i8oO8rR2WXjU6W1iEKBT-sQs


 

A CRIANÇA AUTISTA NA LINGUAGEM: DIFERENTES OLHARES - 25/08/2022

 


Quer conhecer mais sobre a linguagem da criança autista a partir de um outro olhar para esse fenômeno? Gostaria de saber mais sobre as diferentes formas de comunicação que envolvem o autismo e dialogar conosco sobre esse tema?

Se sim, então não percam a nossa próxima live da série “E por falar em linguagem da criança...” sobre esse tema, que acontecerá na quinta-feira, dia 25/08 às 18h, no canal do Youtube do GEALin (Grupo de Estudos em Aquisição da Linguagem – UNESP/Araraquara). Para esse bate-papo, convidamos os pesquisadores Isabela Barbosa do Rêgo Barros (UNICAP), Silvia Aparecida Canonico (UNESP) e José Temístocles Ferreira Junior (UFRPE). A mediação será feita pela Profa. Dra. Alessandra Jacqueline Vieira (UFRGS).

Haverá interpretação para Libras e emissão de certificação. Link para a live: https://youtu.be/VqCr2HYsa58

Tema imperdível! Esperamos vocês!

FONTE: https://www.facebook.com/grupogealin/photos/a.988007058006399/2343528735787551/

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Congresso Online de Educação Especial na perspectiva Inclusiva - 02/09/2022

 


G.R.A.T.U.I.T.O
Todos/as inscritos/as em nossa MEGA Live de Setembro (dia 02)?

FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1758629087814350&set=a.262898780720729


segunda-feira, 15 de agosto de 2022

I Congresso Brasileiro de Inclusão Escolar (CBINE) e II Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar - GPEEPED.




Card no formato quadrado com fundo laranja claro.

Título centralizado na cor verde água: Primeiro Congresso Brasileiro de Inclusão Escolar (CBINE) e II Encontro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar - GPEEPED.
Abaixo alinhado a esquerda, um retângulo verde água com escrita centralizada em laranja claro, informando a data do evento: 08 a 10 de novembro de 2022. Em seguida, na cor verde água, estão as informações: Inscrições de 10 de agosto a 28 de outubro. Link para inscrições https://bit.ly/3bP755C. Contato: cbine2022@gmail.com. Evento totalmente Online e Gratuito.
Ao lado alinhado a direita, está o logo do evento, com cinco metades de círculos, nas cores amarelo, azul, verde, laranja e vermelho, formando uma nuvem, com o título do evento dentro, destacando as palavras CBINE e GPEEPED.
Na parte inferior esquerda, há uma imagem de sete estudantes, com um quadro ao meio. Temos três estudantes a direita do quadro, um deles está sentado em uma cadeira, o outro está de pé e, um é cadeirante. Do lado esquerdo, temos quatro estudantes em pé.
Na parte inferior direita, está escrito em preto realização e, abaixo os logos dos Institutos Federais de Educação Baiano (IF Baiano) e da Bahia (IFBA).

Fim da descrição.

FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=5371636042872007&set=a.540345632667763

 

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

VI Encontro Saberes Inclusivos - DE B14/09/2022 A 28/09/2022

 


  • Vamos participar do VI Encontro Saberes Inclusivos promovido pelo Napne do Campus Camaquã do IFSUL. O evento será híbrido, mas nossa oficina, "Leitura Fácil para educadores: adaptação de materiais pedagógicos" será presencial, no dia 15/09/22, às 14h.

  • INSCRIÇÕES ABERTAS - VI ENCONTRO DOS SABERES INCLUSIVOS
  • Convidamos todos(as) para o VI Encontro dos Saberes Inclusivos, promovido pelo NAPNE do IFSul-Camaquã. Inscrições devem ser realizadas através do site https://www.even3.com.br/encontrosaberes2022/ INSCRIÇÕES LIMITADAS.
  • Neste ano propomos um formato de curso *híbrido*: as palestras e atividades assíncronas ocorrerão em formato online. Aqueles/as que realizarem as atividades e confirmarem presença nas três palestras receberão certificado de participação de 30h. Além das palestras, estamos oferecendo *oficinas presenciais* que ocorrerão no IFSul, na cidade de Camaquã/RS. A participação em cada uma das oficinas garante a certificação extra de 2h.
  • Dúvidas podem ser enviadas para cm-napne@ifsul.edu.br

  • FONTE: https://www.instagram.com/p/ChCdNwAgGcm/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D

terça-feira, 9 de agosto de 2022

ADAPTAÇÃO DOS MATERIAIS E ÁREA DE MATEMÁTICA DOS SIGNIFICADOS PARA O SURDO - 15/08/2022




Alô galera, nós do LiLinDiv temos um convite muito especial para vocês!

Na próxima segunda-feira dia 15/08 às 11h acontecerá uma live muito especial, com a presença da nossa coordenadora Drª Tathianna Dawes e da Profª Zanubia Dada, que possui graduação em Ciências - Matemática pela Faculdade Unidas Católicas de Mato Grosso do Sul e especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Elas vão conversar um pouco e compartilhar com a gente sobre a adaptação dos materiais e Área de matemática dos significados para o surdo.

A live acontecerá com a presença de intérpretes e haverá CERTIFICADO de participação para os inscritos, com confirmação através da lista de presença que será disponibilizada durante a live.

Contamos com a presença de vocês!

Lembramos que a inscrição pode ser feita através do QR CODE ou do link: http://www.extensao.uff.br/inscricao/?id=5300

Contamos com a presença de vocês!

FONTE: https://www.facebook.com/photo/?fbid=586969836398423&set=a.256271689468241

 

terça-feira, 26 de julho de 2022

Curso de Aperfeiçoamento em "Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual: saberes e práticas educacionais inclusivas"

 


INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

 21/07/2022 - 16:18

INSCREVA-SE AQUI

Carga horária: 180 horas
Vagas: 650 vagas
Período de inscrição:  20/07/2022 até 30/08/2022 (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de realização 10/10/2022 a 21/04/2023

Objetivo:

  1. Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes autistas e os com deficiência intelectual e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inlusiva;
  2. Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado.;
  3. Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;

Conteúdo do curso:

Unidade I - Políticas de Educação Especial/Autismo e Deficiência Intelectual: conceitos, concepções de educação, aspectos teóricos, política de inclusão, adequações curriculares, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes;

Unidade II - Processo de Identificação, concepções de educação e diagnóstico diferencial: processos identificação e de acolhida;

Unidade III – A Escolarização da pessoa com autismo e da pessoa com deficiência intelectual: Atuação, metodologias e estratégias propositivas e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC);

Unidade IV - Práticas Educacionais Programas para estudantes com autismo e para estudantes com deficiência intelectual: capacitação do professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com autismo e os com deficiência intelectual na escola;

Unidade V - Atendimento Educacional Especializado (AEE) para estudantes com autismo e para estudantes com deficiência intelectual: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com autismo e os com deficiência intelectual no AEE.

Informações complementares: 

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
  • Curso gratuito (financiado pelo MEC)

Pré-requisitos: 

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Público-alvo: 

Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.

Modalidade de ensino:

100% EaD e assíncrona

Local: 

Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

Coordenação:

Profª Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.

Tópicos: 

FONTE: http://www.cead.ufu.br/noticia/2022/07/curso-aperfeicoamento-transtorno-espectro-autista-e-deficiencia-intelectual


Curso de Aperfeiçoamento em "Altas Habilidades ou Superdotação: práticas educacionais inclusivas no contexto do AEE"

 


INSCRIÇÕES ABERTAS

 21/07/2022 - 16:18

INSCREVA-SE AQUI

Carga horária: 180 horas
Vagas: 650 vagas
Período de inscrição:  20/07/2022 até 30/08/2022 (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de realização 10/10/2022 a 21/04/2023

Objetivo:

  1. Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
  2. Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado.;
  3. Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, tecnologias, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
  4. Capacitar docentes para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com altas habilidades ou superdotação atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional desses estudantes.

Conteúdo do curso:

Unidade I - Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, desenho universal, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes

Unidade II - Processo de Identificação e Diagnóstico Diferencial: processos identificação e de acolhida;

Unidade III – A Escolarização da pessoa com AH/S - Altas Habilidades/Superdotação: Atuação, metodologias e estratégias propositivas, avaliação diferencial e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC);

Unidade IV - Práticas Educacionais Programas para os Superdotados: capacitação do professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, avaliação, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola;

Unidade V - Atendimento Educacional Especializado-AEE para AHS: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação no AEE.

Informações complementares: 

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
  • Curso gratuito (financiado pelo MEC)

Pré-requisitos: 

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Público-alvo: 

Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.

Modalidade de ensino:

100% EaD e assíncrona

Local: 

Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

Coordenação:

Profª Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.

Tópicos: 

FONTE: http://www.cead.ufu.br/noticia/2022/07/curso-aperfeicoamento-altas-habilidades-ou-superdotacao-praticas-educacionais

domingo, 10 de julho de 2022

https://anpoll.org.br/2022/evento-online-o-genero-unidade-didatica-como-um-instrumento-no-ensino-de-pbl2-para-surdos/ - 11/07/2022

 



O GÊNERO UNIDADE DIDÁTICA COMO UM INSTRUMENTO NO ENSINO DE PBL2 PARA SURDOS
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📍Palestra com - Hosana Sheila da Silva Rosa Xavier
Mestranda em estudos linguísticos (UERJ/PPLIN). Graduada em letras (UFRJ) e Pedagogia (UNILASSALE-RJ). Psicopedagoga
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📍DATA: 11 DE JULHO – 19 horas
HORÁRIO: 19H
📍Pontos a serem abordados:
• Ações teórico-metodológicas relativas ao ensino-aprendizagem de português escrito como segunda língua;
• Didática aquisicional baseada no uso (Freitas Jr. & Soares, 2021);
• Orientação e metodologia para elaboração de UD;
• Método e flexibilidade e a tendência pós-método;
• Assumindo a UD como um gênero textual;
• Proposta de organização do gênero UD (Freitas Jr., 2020);
• Orientação aos professores;
• UD: A pandemia da COVID-19 (Xavier, Freitas Jr & Andrade, 2021)
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📍 Será emitido certificado de participação.

FONTE:https://anpoll.org.br/2022/evento-online-o-genero-unidade-didatica-como-um-instrumento-no-ensino-de-pbl2-para-surdos/

Como fazer audiodescrição nas redes sociais - 11/07/2022

 



#pratodosverem Cartaz retangular com fundo branco e figuras nas cores amarelo, azul e rosa com as seguintes informações:
Workshop
Como fazer audiodescrição nas redes sociais.
Foto de um homem rosto e ombros, com camisa preta e ao lado seu nome e minicurriculo.
Mestre Felipe Vieira Monteiro. Consultor de Acessibilidade e audiodescrição. Mestre em educação, cultura e comunicação em periferias urbanas UERJ. Especialista em tradução audiovisual acessível:audiodescrição e especialista em acessibilidade cultural.
A seguir data e hora do evento: dia 11 de julho de 2022 às 14 horas e o link de acesso.
Ao final às seguintes informações: evento on line e gratuito de encerramento da terceira edição do Grupo de Estudos sobre os direitos das pessoas com deficiência coordenado por Cibele Carneiro e Lívia Pitelli Hoauiss com expedição de certificados.

FONTE: https://consultorfelipemonteiro.com.br/portfolio-item/workshop-como-fazer-audiodescricao-nas-redes-sociais-uff-acessivel-2022/

Convergindo lutas a partir da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência - 14/07/2022




CNDH realiza seminário “Convergindo lutas a partir da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência”

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos - CNDH realiza no próximo dia 14 de julho, quinta-feira, o seminário “Convergindo lutas a partir da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência”. O evento é organizado pela Subcomissão de Drogas e Saúde Menta ldo colegiado.

O seminário pretende oferecer um breve panorama histórico que levou à construção da Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Organização das Nações Unidas - ONU, de sua implementação no mundo e no Brasil, incluindo a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), e as perspectivas de convergência de lutas atuais no país, particularmente para os movimentos dos campos da saúde mental e das pessoas com deficiência.

*Seminário “Convergindo lutas a partir da Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência”*
14 de julho de 2022
8h30 às 11h30 e 13h30 às 18h
https://bit.ly/3xYMKmy

8h30 - Abertura
- Darci Frigo (Presidente do CNDH)
- Rogério Giannini (Coordenador da Subcomissão de Drogas e Saúde Mental do CNDH)
- Izabel Maior (Ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representante do Brasil na Convenção da ONU de 2006)

9h às 11h30 - Mesa 1: História da CDPD e seus desdobramentos no mundo e no Brasil
- Facundo Chaves (Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos)
- Izabel Maior (Ex-secretária nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, representante do Brasil na Convenção da ONU de 2006)
- Carlos Rios (Human Rights Watch)
- Eduardo Mourão Vasconcelos (UFRJ e Subcomissão de Drogas e Saúde Mental do CNDH; autor de trabalhos sobre a CDPD e o campo da saúde mental)

13h30 às 15h - Mesa 2: Implicações e desafios para implementações das novas abordagens e direitos da CDPD/LBI no Brasil
- Marco Antônio Gavério (doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos; autor de trabalhos sobre teoria crip e deficiências)
- Lailah Vilela (auditora fiscal do Ministério do Trabalho e Previdência; membro da equipe de construção da escala de avaliação biopsicossocial no Brasil)
Alexandre Mapurunga (Associação Brasileira Para Ação por Direitos das Pessoas Autistas e Comissão de Saúde Mental do CNDH)
Andrea Parras (atuação em agências internacionais de direitos humanos e na Colômbia; autora de trabalhos sobre reconhecimento da capacidade jurídica de pessoas com deficiência na América Latina)

15h30 às 18h - Mesa 3: Convergindo lutas em saúde mental e direitos das pessoas com deficiência
Daniel Mwesigwa (Presidente da WNUSP)
Catalina Devanas Aguilar (Relatora Especial sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU, 2014-2020)
Fernanda Santana (Abraça)
Adilson Silva (Comissão de Coordenação do Movimento Nacional de Usuários da Luta Antimanicomial - Monula Oficial, Brasil)

FONTE; https://entendendoaesquizofrenia.com.br/seminario-convergindo-lutas-a-partir-da-convencao-sobre-direitos-das-pessoas-com-deficiencia/

Novos Tempos na Educação: Construindo Práticas Inovadoras e Inclusivas de Aprendizagem - 11/07/2022

 




Autismo na Educação Superior- 12/07/2022

 



O número de estudantes autistas na Educação Superior tem crescido nos últimos tempos, sendo importante conversarmos sobre este assunto.

Pensando nisso, a Subdivisão de Acessibilidade da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED/PROGRAD) convida a comunidade acadêmica para a palestra “Autismo na Educação Superior”.

⏰⏰
O evento, via Google Meet, acontecerá no dia 12 de julho de 2022, às 14 horas.

📌📌
Inscrições gratuitas até 11/07, pelo formulário disponível https://docs.google.com/.../1FAIpQLSfJhrxbX5cpSD.../viewform

Descrição da Imagem:

Card retangular, com fundo azul claro, centralizado na parte superior, em azul escuro e negrito “Palestra on-line”, abaixo, um retângulo vermelho contendo “Autismo na educação Superior” em amarelo e negrito. A seguir, ainda centralizado, em azul escuro “Com a Terapeuta Ocupacional Bruna Camponogara”. No lado esquerdo, duas mãos segurando um coração feito de peças de encaixe, com as cores azul, vermelho, amarelo e verde, representando o autismo. Ao lado, na parte direita, em um retângulo azul escuro com escritas em amarelo “Dia 12/07 às 14h”. Abaixo, em amarelo e negrito “ Inscrições via formulário” e em amarelo “link na bio”. No canto inferior direito, em branco o brasão da UFSM e “ UFSM Coordenadoria de Ações Educacionais”, abaixo em branco e negrito “Subdivisão de Acessibilidade Caed/Prograd”

FONTE: https://www.facebook.com/pedagogianoturno.ufsm/photos/a.1738966166322345/3224640324421581

terça-feira, 28 de junho de 2022

CURSO DE BRAILLE


Curso de Braille - Leitura e Escrita
120 horas
Matrículas Abertas
Início das Aulas - Agosto
Vagas Limitadas

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Instituto Sentidos

FONTE: https://www.facebook.com/isentidos/photos/a.1178031135673742/2713913042085536/?type=3