terça-feira, 26 de julho de 2022

Curso de Aperfeiçoamento em "Altas Habilidades ou Superdotação: práticas educacionais inclusivas no contexto do AEE"

 


INSCRIÇÕES ABERTAS

 21/07/2022 - 16:18

INSCREVA-SE AQUI

Carga horária: 180 horas
Vagas: 650 vagas
Período de inscrição:  20/07/2022 até 30/08/2022 (podendo ser encerrada anteriormente, condicionada ao preenchimento das vagas)
Período de realização 10/10/2022 a 21/04/2023

Objetivo:

  1. Fornecer aos docentes referenciais teórico e práticos para re(conhecerem) quem são os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação e quais são os processos de aprendizagem para esse alunado na escola inclusiva;
  2. Definir o que é o AEE atendido no contraturno, planos de acompanhamento e capacitar os docentes do ensino especial à solução de problemas, a partir da prática de casos de ensino que englobe ações voltadas ao Atendimento Educacional Especializado - AEE desse alunado.;
  3. Apresentar os diversos tipos de Salas de Recursos, seus possíveis equipamentos e materiais pedagógicos, tecnologias, além de desenvolver estratégias de ensino, de identificação dos domínios e de desenvolvimento de habilidades para esses alunos nas salas comuns de ensino, com ênfase nas salas especiais de oferta de AEE;
  4. Capacitar docentes para ampliar as possibilidades de aprendizagem de alunos com altas habilidades ou superdotação atendidos nas escolas públicas brasileiras, assim como quanto à atribuição social da escola inclusiva, seu currículo, suas práticas e as implicações em relação à inclusão educacional desses estudantes.

Conteúdo do curso:

Unidade I - Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD: conceitos, aspectos teóricos, política de educação especial e inclusiva, adequações curriculares, desenho universal, capacidades e talentos e os domínios dos estudantes

Unidade II - Processo de Identificação e Diagnóstico Diferencial: processos identificação e de acolhida;

Unidade III – A Escolarização da pessoa com AH/S - Altas Habilidades/Superdotação: Atuação, metodologias e estratégias propositivas, avaliação diferencial e práticas inclusivas (estudos de casos à luz de teorias, das políticas de inclusão e da BNCC);

Unidade IV - Práticas Educacionais Programas para os Superdotados: capacitação do professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, avaliação, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação na escola;

Unidade V - Atendimento Educacional Especializado-AEE para AHS: Conteúdo específico para capacitar o professor no seu fazer diário, aplicando metodologias, estratégias e o conhecimento no atendimento de estudantes com altas habilidades/superdotação no AEE.

Informações complementares: 

  • Este curso é exclusivo para os professores e profissionais da educação da rede pública brasileira, em especial, os profissionais atuantes no AEE.
  • Curso gratuito (financiado pelo MEC)

Pré-requisitos: 

  • Possuir Graduação
  • Estar atuante na rede de ensino.

Público-alvo: 

Profissionais de AEE, professores da rede pública, profissionais da educação e demais profissionais atuantes na inclusão de pessoas com deficiência.

Modalidade de ensino:

100% EaD e assíncrona

Local: 

Acesso online pela Plataforma Moodle do CEAD/UFU (o link e as instruções serão encaminhadas aos participantes por e-mail)

Coordenação:

Profª Eliamar Godoi – ILEEL / LPDL.

Tópicos: 

FONTE: http://www.cead.ufu.br/noticia/2022/07/curso-aperfeicoamento-altas-habilidades-ou-superdotacao-praticas-educacionais

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