quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Senado Federal - Sala de Descompressão Sensorial

 


“O Senado Federal irá inaugurar, nesta quinta-feira (4/12), uma Sala de Descompressão Sensorial. Este espaço é dedicado a oferecer acolhimento, autorregulação emocional e redução de sobrecarga sensorial. A inauguração integra a programação oficial da Semana de Acessibilidade da Casa.

O público-alvo principal inclui pessoas com transtorno do espectro autista e neurodivergentes, sejam elas servidoras, visitantes ou participantes dos programas institucionais do parlamento. A criação da sala representa um passo decisivo na promoção de ambientes institucionais mais acessíveis, reforçando o compromisso do Senado com a inclusão, o cuidado e o respeito à diversidade.

Ela está localizada no edifício principal, em uma área de fácil acesso, foi planejada com base em boas práticas internacionais e possui isolamento acústico e visual. O objetivo final do espaço é reduzir crises sensoriais, ampliar o conforto de pessoas neurodivergentes e fortalecer a política de inclusão.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DR-eB1Vjgr2/?igsh=NXJzMmhwZzlodzAz

A Apple lançou uma campanha impactante em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

 


A Apple lançou uma campanha impactante nesta última quarta-feira, 3 de dezembro, em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O comercial mostra estudantes ao redor do mundo utilizando recursos de acessibilidade da empresa.

A mensagem central é que as pessoas com deficiência não devem ser vistas como heroínas ou notáveis por simplesmente viverem suas vidas e superarem desafios, mas sim como pessoas que utilizam ferramentas de acessibilidade para ter igualdade de condições.

“Sim, tenho uma necessidade especial… o nome dela é café”, afirma uma das participantes da campanha. Além de reforçar que o termo é pejorativo, a ideia é mostrar que todos temos necessidades, mas cada um tem a sua.

O que achou da campanha?

FONTE:

https://www.instagram.com/reel/DR2mH3pEeFc/?igsh=YjVkMHRiajcxY251

CONAPEI - 15 A 18/06/25

 


📢🌎

 Vem aí o I CONAPEI!

De 15 a 18 de junho de 2026, acontecerá o I Congresso de Avaliação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Um encontro internacional dedicado a discutir práticas pedagógicas avaliativas na educação básica e no ensino superior. O evento reunirá pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais comprometidos com a construção de processos avaliativos inclusivos.
Save the Date! 
📅
Prepare-se para dias de trocas valiosas, mesas potentes e rodas de conversa que conectam teoria, prática e experiências de diferentes contextos educativos 
✨️💓
🤝
 Realização e apoio: UERJ, Faculdade de Educação - EDU/UERJ, ProPEd, LUPAA, GPIES, Café inclusivo, UFRRJ, UFRJ, CAp-UFRJ, CAp-UERJ, FAETEC, INES, UFBA, UEM, PROFEI, UFJF, UNR, IPB, CECIERJ e CREI Sesc/Senac
#Audiodescrição: Imagem vertical em tons de rosa e vinho com a frase “Vem Aí!” no topo. Logo do I CONAPEI, seguido do texto “Save the Date: 15 a 18 de junho de 2026”. À direita, personagem feminina 3D com camiseta verde escrito “LUPAA” aponta para o texto. Na parte inferior, logos das instituições apoiadoras. Fundo claro com detalhes gráficos orgânicos.

FONTE:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=26453421780924581&set=a.283190865041030

II Seminário de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva - 10/12/25

 


II Seminário de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva, com o professor José Pacheco.

*PARA TODOS VEREM*

Imagem de divulgação do “II Seminário de Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva”, com o professor José Pacheco.

A arte usa tons suaves com predominância do amarelo e rosa, e exibe, à esquerda, a foto do professor — homem de cabelos e bigode brancos, óculos, camisa clara, segurando um microfone enquanto fala.

À direita, aparece sua breve biografia, onde se lê "Designer educacional, mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto e idealizador da Escola da Ponte. Coordenou o projeto “Fazer a Ponte” (1976–2004) e atuou em órgãos como CNE, IBICT e MEC.

Hoje lidera iniciativas de inovação pedagógica no Brasil e em Portugal.

Abaixo da biografia, as informações do evento:
10 de dezembro de 2025, às 18h30 (horário de Brasília), com transmissão pelo canal de Youtube *TVIFSULDEMINAS*

Na parte inferior estão os logotipos do projeto Renafor, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Ministério da Educação - Governo Federal.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DSBQg41kSFz/?igsh=b3dwam8wanYybHg2

Edital 163/2025 – Seleção de cadastro de reserva de tutores a distância para os cursos nos formatos a distância e semipresencial do Cefor/Ifes

 


📍Edital 163/2025 – Seleção de cadastro de reserva de tutores a distância para os cursos nos formatos a distância e semipresencial do Cefor/Ifes

📆Inscrições até 21 de dezembro.

🤳📲Para mais informações acesse: https://cefor.ifes.edu.br/index.php/processo-seletivo/tutores/17627-edital-163-2025-selecao-de-cadastro-de-reserva-de-tutores-a-distancia-para-os-cursos-nos-formatos-a-distancia-e-semipresencial-do-cefor-ifes

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DSARQIYjsmQ/?igsh=MTc3dXUxcHV4YzhyaQ%3D%3D

Curso de Extensao Apoio familiar no Plano de Vida Independente e práticas pedagógicas inclusivas

 


Divulgando o Curso de Extensao Apoio familiar no Plano de Vida Independente e práticas pedagógicas inclusivas.

Curso gratuito, aulas online, com certificado de 30 horas.

Cronograma de estudos

Módulo 1: Apoio familiar no plano de vida independente com a Professora Dra Priscila Benitez
- 18/12/2025 de 12:00 às 14:00 - Aula 1: Fundamentaçao teórica sobre apoio familiar e intervençoes centradas na família
- 22/01/26 de 12:00 às 14:00 - Aula 2: O plano de vida independente com apoio familiar: etapas de elaboraçao
- 29/01/26 de 12:00 às 14:00 - Aula 3: Avaliaçoes para definiçao de metas no plano
- 05/02/26 de 12:00 às 14:00 - Aula 4: Monitoramento do plano de vida independente com apoio familiar

Módulo 2: Práticas pedagógicas inclusivas com a Professora Dra Amanda Batista, Professora Dra Marina Savordelli Versolato e Professora Doutoranda Juliana Cristina Barbosa do Amaral
- 11/02/2026 de 19:00 às 21:00 - Aula 5: Desenvolvimento humano e as contribuições de Vygotski para a Educação Especial na perspectiva Inclusiva
- 18/02/2026 de 19:00 às 21:00 - Aula 6: A importância da comunicação para o desenvolvimento humano
- 25/02/2026 de 19:00 às 21:00 - Aula 7: O fazer pedagógico com estudantes da Educaçao Especial matriculados na escola inclusiva
- 04/03/2026 de 19:00 às 21:00 - Aulas 8: Capacitismo: o que é e quais os seus efeitos no processo de inclusão

Vagas limitadas. Link para inscriçao: https://docs.google.com/.../1FAIpQLSdTnv7rCztOe0.../viewform 

FONTE:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=122179704146523336&set=a.122094449978523336

CONEITA 2026

 


Estão oficialmente abertas as inscrições para o CONEITA 2026.

INSCRIÇÕES:

https://www.even3.com.br/congresso-nacional-educacao-especial-inclusiva-e-tecnologia-assistiva-662857/

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DSFTZcDgOv2/?igsh=ZDZoN3IxZG5pcWs0

MINICURSO | Acessibilidade Textual e Leitura Fácil - IFMA

 


📌INSCRIÇÕES ABERTAS📌
MINICURSO | Acessibilidade Textual e Leitura Fácil

O Departamento de Ações Inclusivas (DAI) e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), convida toda a comunidade interna e externa para participar deste momento formativo sobre Acessibilidade Textual e Leitura Fácil.

🎓 Ministrante: Profa. Dra. Vanessa Dagostim (vanessadagostim)
🎤 Mediador: Prof. Esp. Márcio Arthur (@marcio_arthur)

📅 Data: quinta-feira, 11.12.2025
🕓 Horário: das 14h às 18h
📌 Local: Através do Google Meet
📜 Certificação: 4h
🔗 Link para as Inscrições: https://suap.ifma.edu.br/eventos/inscricao/1/924/
🗓️ Período de inscrições: 10 e 11.12.2025

📚 Vamos aprender, discutir e construir caminhos para uma educação mais inclusiva e sensível às diferenças!

💜 Compartilhe este post e nos ajude na divulgação!

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DSFbPJgjr7h/?igsh=MXFqZ2s4MTY2MWdmdQ%3D%3D

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Nada para nós, sem nós: A deficiência enquanto categoria política e seu recorte de classe - 11/12/25

 


O IBC e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) realizam a 4ª e última roda de conversa de 2025 do projeto de extensão "Resistência anticapacitista e anticapitalista: Caminhos para o desvelamento das políticas públicas das pessoas com deficiência". A atividade acontece no dia 11 de dezembro, às 14h, no auditório nº 91, 9º andar, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Campus Maracanã.

A escolha do tema "Nada para nós, sem nós: A deficiência enquanto categoria política e seu recorte de classe" e como palestrantes teremos: Camila Jasmin (Assistente social no Colégio Pedro II, conselheira no CRESS RJ, integrante da Abraça e do Coletivo Serviço Social Anticapacitista) e Acauã Pozino, (graduando em Letras (Português/Espanhol) pela UERJ. Militante e membro do diretório municipal da Unidade Popular pelo Socialismo no Rio de Janeiro, atua também como artista e consultor de acessibilidade em eventos culturais).

O projeto de extensão é desenvolvido pelo Serviço Social do Departamento de Educação do IBC em conjunto com a Faculdade de Serviço Social da UERJ. E tem como objetivo fortalecer a formação crítica de estudantes das duas instituições sobre a temática da deficiência a partir da articulação entre estudantes do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), curso técnico e ensino superior.

Data e hora: 11 de dezembro, às 14h.
Local: Auditório nº 91, 9º andar, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Campus Maracanã
Inscrições online pelo link nos stories. Também disponível no link da bio 💻
Inscrições presenciais no dia do evento.

#Audiodescrição: Informação textual: "Instituto Benjamin Constant, projeto de extensão, Resistência anticapacitista e anticapitalista, Roda de conversa: Nada para nós, sem nós: A deficiência enquanto categoria política e seu recorte de classe, 11 de dezembro, às 14h".

Design do Card: Fundo marrom e letras marrons. Na margem inferior, os logos do IBC, do Ministério da Educação e do Governo Federal.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRxbS6WlAEu/?igsh=bjY1OXkxanljNjJj

Encontro Formativo – Reflexão sobre Educação Inclusiva - 1º A 12/12/25

 


Encontro Formativo – Reflexão sobre Educação Inclusiva

A UNEB - Campus XV - promoverá, de 01 a 10 de dezembro, um encontro formativo voltado para estudantes, monitores apoiadores e gestores escolares do Baixo Sul.

O objetivo é fortalecer o diálogo e as práticas sobre educação inclusiva.

Horário: 16h30 às 19h
Local: UNEB – DEDC Campus XV, laboratório de Informática (prédio principal)

Inscrições: asjlopes10@gmail.com

Participe!

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRx3586gOXO/?igsh=MW1zaTJ0cXozeXN4YQ%3D%3D

domingo, 30 de novembro de 2025

Virada Inclusiva 2025 São Carlos - 02, 04 E 06/12/25

 


🎉 Virada Inclusiva 2025 São Carlos!

Três dias de atividades para celebrar a inclusão e promover acessibilidade para todos! 💙♿

📅 02/12 – 19h | OAB São Carlos
10 anos da LBI – Lei Brasileira de Inclusão
Palestra com Dr. Robson Cristiano Valério Miquelin.

📅 04/12 – 08h30 | Paço Municipal
Encontro de Ideias: Quebrando Barreiras, Construindo Inclusão
Com: Alexandre Amaral, Fernando Perea e Marli Moretti.

📅 06/12 – 08h30 às 12h | FESC
🏃‍♂️🏊 Apresentação Paradesportiva – Atletismo e Natação
Participações: APAE, ACORDE, A Casa 21, Espaço Azul e Coral Além do Olhar.
Serviços gratuitos: barbeiros e massoterapia.

Apoio: FESC São Carlos, Vagner Massoterapeuta e Sociedade da Navalha.

📌 A SMPDP estará emitindo o Cartão Mais Acesso
Documentos: RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico.

✨ Venha fazer parte dessa virada pela inclusão!

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRr1im3ACpl/?igsh=Zmt0a3dlMGpyc25y

Edital CSPE/PREG/UFPI N 55/2025 de seleção para Professor(a) Formador(a), Formador(a), Intérprete e Monitor(a) de Inclusão - UFPI

  


📢 Atenção! Divulgado Edital CSPE/PREG/UFPI N 55/2025 de seleção para Professor(a) Formador(a), Formador(a), Intérprete e Monitor(a) de Inclusão para atuarem nos cursos ofertados pelo Programa, no período letivo 2025.2, como bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 👩🏽‍🏫📚

🗓 INSCRIÇÕES:

A inscrição será efetuada exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível em: www.seletivoparforufpi.com.br, a partir das 8 horas do dia 28 de novembro de 2025 até às 23h59 do dia 02 de dezembro de 2025.

✅ VAGAS OFERTADAS:

👉 Professor(a) Formador(a) - Estão sendo ofertadas 398 (trezentas e noventa e oito) vagas, nos cursos de primeira licenciatura em Educação Física, Educação Bilíngue de Surdos, Educação Escolar Quilombola, Educação Especial Inclusiva, Geografia, História, Letras-Libras, Letras-Português, Pedagogia e Pedagogia Intercultural Indígena, distribuídas em 40 (quarenta) turmas implantadas em 16 (dezesseis) municípios piauienses: Baixa Grande do Ribeiro, Batalha, Castelo do Piauí, Currais - Laranjeiras, Currais - Sede, Floriano, Isaías Coelho, Luzilândia, Miguel Alves, Paulistana, Pedro II, Picos, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina e Uruçuí.

👉 Formador(a) Intérprete - Estão sendo ofertadas 06 (seis) vagas no curso de Educação Bilíngue de Surdos, distribuídas em 03 (três) turmas implantadas em 03 (três) municípios piauienses: Floriano, Picos e Teresina.

👉 Monitor(a) de Inclusão - Estão sendo ofertadas 02 (duas) vagas para Monitor(a) de Inclusão, distribuídas em 02 (duas) turmas implantadas em 02 (dois) municípios piauienses: Picos e Teresina.

👨🏻‍💻 Confira o Edital em: ufpi.br/parfor.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRkBYgwjmfD/?igsh=MTFnMzJlZTNqY3lwNQ%3D%3D

Direitos das Pessoas com Deficiência: 10 Anos da Lei Brasileira de Inclusão, Avanços, Controle Social e Perspectivas - 03/12/25

 


O MP do Ceará realizará, no dia 03 de dezembro, o evento “Direitos das Pessoas com Deficiência: 10 Anos da Lei Brasileira de Inclusão, Avanços, Controle Social e Perspectivas”. O encontro ocorrerá no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, das 8h às 13h, e será aberto ao público. A iniciativa é do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o apoio da Escola Superior do MP (ESMP). Para participar, é necessária inscrição prévia na plataforma de cursos da ESMP/Ceaf.
A iniciativa discutirá os avanços no Sistema de Direitos e Garantias dessa população no decorrer dos 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), além de apresentar os resultados exitosos de ações do MPCE relativas aos direitos das pessoas com deficiência. Também será lançada a 2ª edição do Guia sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, que será disponibilizado em formato digital.

Saiba mais em www.mpce.mp.br

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRpInDxkYBr/?igsh=MXM2dXBjbHI5azY0YQ%3D%3D

A gestão escolar e o engajamento político-pedagógico com a educação para todos - 02/12/25

 


Curso de Aperfeiçoamento Gestão Escolar na Perspectiva da Educação Inclusiva

📚 Web aula: A gestão escolar e o engajamento político-pedagógico com a educação para todos, com a Profa. Dra. Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins (UFPB).

📅 Data: 02 de dezembro de 2025 (terça-feira)
🕖 Horário: 19h
📍 Local: Transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal do Centro de Educação da UFRN

🤝 A aula contará com recurso de Libras e acesso livre para cursistas e público em geral!

🔗 Link de acesso: disponível no QR Code do card (destaques no perfil) e no canal do Centro de Educação da UFRN no YouTube.

#audiodescrição: Card com fundo branco de divulgação da web aula intitulada “A gestão escolar e o engajamento político pedagógico com a educação para todos”, com a professora doutora Lisiê Marlene da Silveira Melo Martins, da Universidade Federal da Paraíba, que acontecerá no dia 02 de dezembro de 2025 às 19 horas. No topo do card, as logomarcas: Projeto Educação Especial, UFRN, Ministério da Educação e Governo Federal. Abaixo, numa faixa azul, o nome do curso: Curso de aperfeiçoamento Gestão Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva. Em seguida, numa faixa roxa escura, o título da aula. Ao centro, uma faixa roxa maior destaca o nome e as informações da professora e, no canto direito, em moldura redonda, a foto de Lisiê Marlene: uma mulher branca, de cabelos pretos e lisos. Tem olhos pretos, usa batom rosa suave e nos olha sorridente. Logo abaixo, o QR Code de acesso à aula, a data e o horário e a informação: com transmissão ao vivo no youtube do Canal do Centro de Educação da UFRN. A aula contará com o recurso de Libras. Em seguida, as informações do curso: Coordenação geral: Katiene Symone de Brito Pessoa; Coordenação do curso: Luzia Guacira dos Santos Silva; Coordenação adjunta: Erika Soares de Oliveira Araújo; Francinete Marcolino da Silva Lima. No rodapé, as logomarcas do apoio: PROFOCO, SEEC, SUESP, UNDIME RN, Ministério Público do RN, PROEX/UFRN, Centro de Educação, PPGED, PPGEESP e SEDIS.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRmvO_ojXdL/

Formação para Educação Inclusiva - 05/12/25

 


Chegamos ao último encontro formativo do ano promovido pelo Núcleo de Acessibilidade do Departamento de Educação — e ele promete ser inspirador! 💛💜
🎭 A arte como janela para comunicação!
Vamos conhecer as potências e competências da pessoa autista por meio da Série AUTS, com a presença de Renato Barreto e Fernanda Arraz, que trazem uma perspectiva sensível, criativa e profundamente humana sobre inclusão.

🌟 Uma formação para ampliar olhares, fortalecer práticas e reafirmar nosso compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva.
📅 05 de dezembro de 2025
⏰ 14h
📍 Auditório Jurandir Oliveira (DEDC I)

O NAI convidou o Diretor de Arte e Animação Renato Barreto e a Empresária Fernanda Arraz para falar da Série inspirada na sua história familiar, que tiveram seu filho soteropolitano mais novo diagnosticado dentro do Espectro Autista aos dois anos e meio. A série de animação "Auts" teve estreia em 2019, na TVE Bahia. O casal falará da Arte como Janela de Comunicação e as Potências da Pessoa Autista, além de abordar a experiência da criação da Série e do envolvimento de toda a família neste processo.
Venha participar, aprender e encerrar o ano com a gente celebrando conhecimento, arte e inclusão.

Início da audiodescrição. Cartaz colorido de divulgação com fundo claro e fita azul como símbolo central. Sobre a fita está a palavra "AUTS" e desenhos de personagens infantis sorridentes, com traços animados. São quatro personagens coloridos e sorridentes: um quadrado azul com rosto, uma figura redonda rosa com laço amarelo, um retângulo verde com detalhes vermelhos e amarelos, e um cachorrinho amarelo. Acima deles está escrito “AUTS”, uma referência ao autismo.
Texto escrito: Formação para Educação Inclusiva. A arte como janela para comunicação - potências e competências da pessoa autista - Série AUTS.
O NAI convida: O diretor de Arte e de Animação Renato Barreto e a Empresária Fernanda Arraz.
Data: 05/12/2025
Horário: 14h
Local: Auditório Jurandir Oliveira (DEDC I)
Há ainda os logotipos do SAIN, NAI e UNEB na parte inferior, associados ao evento. Fim da audiodescrição.

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRkZBPSDjZ6/

sábado, 29 de novembro de 2025

Professores da rede pública que trabalham com alunos com deficiência podem ganhar um reforço no salário, caso avance no Congresso o Projeto de Lei 4622/25

 


Professores da rede pública que trabalham com alunos com deficiência podem ganhar um reforço no salário, caso avance no Congresso o Projeto de Lei 4622/25, aprovado nesta semana pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

A proposta cria o Adicional Nacional de Inclusão Educacional (Anie), uma remuneração extra para docentes envolvidos diretamente no processo de inclusão. O adicional seria pago a profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em salas de recursos multifuncionais, ou como professores de apoio e mediadores. O benefício também alcançaria professores de classes comuns que têm estudantes com deficiência — um ponto que pode ampliar o impacto da medida em todo o País.

O texto define percentuais mínimos a serem pagos sobre o salário básico, sendo eles 12% para atividades gerais de inclusão e 15% para atuação direta no AEE, com a possibilidade de Estados e municípios adotarem valores maiores. Para receber o adicional, o professor deverá comprovar formação específica, como licenciatura, especialização ou capacitação voltada ao atendimento de alunos com deficiência.

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara; dispensando análise no Plenário se não houver pedido expresso para isso. Para virar lei, o texto deve ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

📻
 Acompanhe nossa programação ao vivo na FM 95.5, no canal do YouTube do O POVO e na TV O POVO canal aberto 48.2

FONTE:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1525901602695554&set=a.785341706751551&type=3&mibextid=wwXIfr&rdid=xZKOkiQ5WBcn37LZ&share_url=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fshare%2F14LGAjvCnBW%2F%3Fmibextid%3DwwXIfr#

sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Formação On-line: Educação Musical Inclusiva - UNIPAMPA

 


🎶 Formação On-line: Educação Musical Inclusiva
Tema: Capacitismo, psicofobia e propostas práticas
👩‍🏫 Formadora: Professora Doutora Viviane Louro

No dia 03/12, realizaremos uma formação on-line voltada para refletir e construir práticas musicais verdadeiramente inclusivas.

🕘 Das 9h às 11h – Para servidores/as da Unipampa e discentes bolsistas DEIA/PROCADI
🕚 Das 11h às 12h – Exclusivo para o Curso de Música do Campus Bagé

🔗 Inscrições:
https://forms.gle/gY4rkAZjquEb2yus9

Realização: PROCADI – Pró-Reitoria de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão

FONTE:

https://www.instagram.com/p/DRk0HX0kh0U/?igsh=emFocnFqcDB5cDM4