domingo, 21 de março de 2021

O que é o Serviço de Atendimento Educacional Especializado?

 


O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação. A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis.

Em 2003, é implementado pelo MEC o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, com vistas a apoiar a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, promovendo um amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros para a garantia do direito de acesso de todos à escolarização, à oferta do atendimento educacional especializado e à garantia da acessibilidade.
O público alvo do AEE são pessoas com deficiência.

Tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
É complementar ou suplementar a sala de aula comum, nunca substitutivo. A oferta do Atendimento Educacional Especializado é obrigatória, porém a família tem a liberdade de optar se deseja que seu filho(a) receba o atendimento . Desta forma é essencial que a família entenda a importância deste suporte para que o aluno consiga superar as dificuldades e possíveis obstáculos que venham a surgir no contexto escolar.
É a família que trará muitas informações sobre o aluno. Firmar parceria com a família possibilitará acesso a informações cotidianas quanto aos comportamentos, aversões, rotinas, preferências.

O professor de AEE juntamente com a gestão da escola, orienta a organização de redes de apoio, a formação continuada, a identificação de recursos, serviços e o desenvolvimento de práticas colaborativas. O atendimento em Sala de Recursos é organizado pelo professor de AEE, se será individual, em dupla ou grupos, quanto tempo de atendimento e quantas vezes na semana.

Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área da Educação Especial. Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado. Atualmente é necessário incluir a formação em Atendimento Educacional Especializado já concluído ou em formação.

O professor do AEE e o professor da sala de aula comum deverão permanecer em diálogo constante, para que o acesso do aluno com deficiência aos recursos e estratégias específicas para as suas necessidades sejam colocadas em prática.

A articulação e a criação de redes é fundamental para garantir a construção de uma escola inclusiva.

FONTE: https://www.facebook.com/CMAA.CEMAEE/photos/a.219156859439132/468529404501875/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI NO BLOG!!!
SEU COMENTÁRIO FAZ TODA DIFERENÇA!!!

Um comentário é o que você pensa, sua opinião, alguma coisa que você quer falar comigo.