segunda-feira, 12 de abril de 2021

DICAS/INFORMAÇÕES PARA VOCÊ SE DAR BEM EM UM ATENDIMENTO À PcD (PESSOAS COM DEFICIENCIA)


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Cliente Cadeirante
– Lembre-se sempre que só porque o cliente usa cadeira de rodas, isso não significa que ele esteja doente. Pelo contrário, muitas pessoas que usam cadeiras de rodas são saudáveis e fortes.
– Quando você atender um cliente cadeirante, procure sempre atendê-lo na mesma altura que ele – se estiver de pé, puxe uma cadeira. Ou seja, é importante saber que para uma pessoa sentada é incômodo ficar olhando para cima por muito tempo, portanto, se a conversa for demorar mais tempo do que alguns minutos lembrem-se de sentar-se, se for possível, para que você e ela fiquem com os olhos num mesmo nível.
– Não se apóie em uma cadeira de rodas ou a toque sem pedir. Também não a empurre sem permissão. Melhor dizendo, empurrar uma pessoa em cadeira de rodas não é como empurrar um carrinho de supermercado. Quando estiver empurrando uma pessoa sentada numa cadeira de rodas, e parar para conversar com alguém, lembre-se de virar a cadeira de frente, para que a pessoa também possa participar da conversa.

FONTE: https://www.facebook.com/pcdsetorpublico/photos/a.103846425132652/103904675126827/

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Pessoas com deficiência intelectual
• Você deve agir naturalmente ao dirigir-se a uma pessoa com deficiência intelectual. Trate-a com respeito e consideração. Se for uma criança, trate-a como criança. Se for adolescente, trate-a como adolescente. Se for uma pessoa adulta, trate-a como tal. Não trate como criança aquelas pessoas que não o são.
• Não as ignore. Cumprimente e despeça-se delas normalmente, como faria com qualquer pessoa. Dê atenção, converse e seja gentil.
• Não superproteja. Deixe que ela faça ou tente fazer sozinha tudo o que puder. Ajude apenas quando for realmente necessário.
Não subestime sua inteligência. As pessoas com deficiência intelectual podem levar mais tempo, mas adquirem habilidades intelectuais e sociais.
• Lembre-se: o respeito está em primeiro lugar e só existe quando há troca de ideias, informações e manifestação de vontades. Por maior que seja a deficiência, lembre-se de que ali está uma pessoa.
• Deficiência intelectual não deve ser confundida com doença mental. As pessoas com deficiência intelectual possuem déficit no desenvolvimento, enquanto que a doença mental se refere a transtornos de ordem psicológica ou psiquiátrica.

FONTE: https://www.facebook.com/pcdsetorpublico/photos/a.109066634610631/112561734261121

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Dicas para planejamento de eventos presenciais acessíveis
• Fazer previsão orçamentária para contratação de serviços profissionais e aluguel de equipamentos para disponibilizar recursos de acessibilidade comunicacional: audiodescrição, estenotipia, interpretação em Libras, e materiais didáticos em formatos acessíveis.
• Solicitar, na ficha de inscrição ou através de e-mail enviado com antecedência, que as pessoas participantes identifiquem se possuem alguma deficiência ou mobilidade reduzida; havendo, que registre quais equipamentos, serviços ou cuidados serão necessários para lhes garantir a plena participação na atividade.
• Comunicar o evento de forma acessível. Pela internet, disponibilizar versões acessíveis, como o convite com descrição de imagens e, em materiais audiovisuais, legenda e janela de Libras. Informar se o evento contará com interpretação em Libras, audiodescrição e estenotipia (legendagem em tempo real).
• Reservar espaços para pessoa com deficiência e com mobilidade reduzida, prevendo vaga, inclusive de pessoas usuárias de cadeira de rodas. Para garantir a reserva de vagas, aconselhamos o uso de papel com o símbolo de acessibilidade para servir como reserva dos lugares.
• Capacitar servidores e/ou contratar serviços de organização de eventos capacitados para o atendimento ao público com deficiência. Não havendo piso podotátil, é importante disponibilizar um profissional (capacitado) para acompanhar pessoa cega ou com baixa visão.
• Em caso de presença de uma pessoa com deficiência intelectual, uma forma de apoiá-la é dispor de um profissional que a acompanhe para que possa tirar dúvidas em relação ao conteúdo apresentado. Caso haja interpretes de Libras, esses intérpretes de Libras, esses profissionais deverão estar próximos às pessoas que estiverem falando, em destaque, para serem facilmente identificados.
• Capacitar/orientar docentes e palestrantes antecipadamente para atender às especificidades das pessoas com deficiência participantes da atividade.

FONTE: https://www.facebook.com/pcdsetorpublico/photos/a.109066634610631/117749967075631

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Sugestões de atitudes inclusivas para docentes e palestrantes
• Ao falar em público, perguntar antes se há alguma pessoa com deficiência no ambiente. Em caso positivo, pergunte a essa pessoa os procedimentos necessários para tornar a atividade a mais acessível possível para ela.
• Ao falar em público com microfone, inicie sua saudação falando fora do microfone, para que as pessoas cegas e com baixa visão possam identificar sua localização.
• Caso uma pessoa com deficiência auditiva faça uso de leitura labial, evite colocar o microfone ou as mãos ou qualquer outro objeto na frente da boca. Como os lábios são o meio através do qual a pessoa surda “vê vozes”, qualquer barreira na frente da boca impedirá a comunicação e compreensão da informação pela pessoa surda oralizada.
• Na elaboração de uma apresentação em Power Point, leve em conta a possibilidade de presença de pessoas com baixa visão no local. Dessa forma, use letras grandes e fontes compreensíveis. Pense também em usar um bom fundo contrastante com a cor da fonte, de modo que as letras não se tornem ilegíveis pelo público. Um bom contraste entre as cores de fundo e da letra auxilia a leitura das pessoas com baixa visão.
• Caso a sua apresentação em Power Point possua uma imagem, lembre-se que as imagens de figuras, fotos e vídeos não falam por si sós. Dedique-se à descrição das imagens dessas figuras, fotos e vídeos, respeitando-se as regras básicas da descrição de imagens.
• Muitas pessoas surdas e com deficiência intelectual enfrentam barreiras para acompanhar a totalidade das apresentações orais. Dessa forma, use Power Point e/ou leve sempre duas ou três cópias de uma “lauda de acessibilidade” da sua apresentação, trazendo as principais ideias e argumentos da sua palestra ou trabalho para que ela possa acompanhar as suas ideias. Caso não tenha problemas, você pode emprestar para as pessoas com deficiência uma cópia do seu texto e, após a sua apresentação, ela o devolverá para garantir seus direitos autorais.
• Em evento sem audiodescrição, é importante que os slides sejam lidos e as imagens descritas. Sugestões de frases para agilizar a descrição: “a imagem que ilustra esse slide…”; “o gráfico mostra…”; “o slide cujo título é…”
Em evento com audiodescrição e interpretação em Libras, o ideal é que essas pessoas recebam antecipadamente: programação do evento, logomarcas, vídeos, slides, currículo dos palestrantes e principais termos técnicos.

FONTE: https://www.facebook.com/pcdsetorpublico/photos/a.109066634610631/120030576847570


 

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